Os ajustes são realizados pelo símbolo de "engrenagem" disponível na tela com a listagem de operações (Menu > Global > Operações > ACR > [Opção: Proinfa].
Abaixo, temos os campos de ajuste para JANEIRO de uma usina EÓLICA (os valores utilizados são fictícios):
Todos os campos do ajuste são somados ao valor previsto para a operação no módulo Financeiro, com exceção do REIDI, que se trata de um desconto. Outro ponto importante é que os ajustes são ANUAIS. Logo, os montantes são divididos por 12 ao sensibilizar o Financeiro.
Abaixo, o detalhamento de uma fatura de Janeiro gerada no módulo Financeiro e sensibilizada pelos ajustes mensais destacados anteriormente. O primeiro item do detalhamento da fatura (Energia Contratada) diz respeito ao valor fixo previsto para a operação, caracterizado pelo preço vezes o volume da boleta de energia. Os demais dizem respeito aos ajustes:
Para compreender melhor a relação entre os ajustes criados no módulo de Operações e os itens que sensibilizaram a fatura no Financeiro, a figura a seguir detalha melhor a relação entre ambos:
Abaixo, temos o detalhamento dos campos do ajuste de FEVEREIRO para a mesma usina.
E, novamente, o detalhamento de como os ajustes sensibilizam a fatura relacionada no módulo Financeiro:
O campo "Compensação de Janeiro" é o único (além da Energia Contratada) que não provêm diretamente dos ajustes da operação. Ele é apurado pelo seguinte cálculo:
Compensação de Janeiro: valor total faturado em janeiro - (valor faturado em fevereiro).