O primeiro requisito para realizar esse ajuste é ter a integração com a CCEE ativada no sistema. Para tanto é necessário possuir um certificado SSL devidamente cadastrado no portal “Minha CCEE” e no Thunders. Conheça os passos necessários para a integração AQUI .
Com a integração realizada, o próximo passo necessário é realizar o cadastro dos ATIVOS FÍSICOS de CARGA e/ou GERAÇÃO no Thunders, no módulo CRM. Veja como realizar o cadastro AQUI . Cada ativo físico precisa estar associado à empresa (CNPJ) responsável pelo faturamento da energia fornecida/adquirida.
Após o cadastro dos ativos físicos é necessário cadastrar os pontos de medição vinculados à cada ativo, informando neste cadastro a forma de acesso que o sistema deve considerar para buscar os valores de medição na plataforma de integração da CCEE (se a empresa usuária do Thunders é proprietária ou representante do ponto na CCEE ou se ela possui apenas permissão para visualização das medições). Para saber como fazer o cadastro correto dos pontos de medição acesse AQUI .
Após o cadastro dos pontos é necessário realizar a coleta das medições, também no módulo de Medição do Thunders. Veja mais detalhes AQUI .
Agora é necessário realizar a criação da operação de energia (preenchimento da boleta) e informar que ela deverá ser ajustada automaticamente com a medição. Para isso, é necessário ativar o seguinte recurso em: Menu > Global > Operações > ACL > [Botão: Nova operação] > [Boleta de energia] > [Aba: Informações opcionais] > [Box: Deseja ajustar o volume automaticamente com a medição?]:
Recurso para ativar o ajuste automático com as medições dentro da boleta/operação de energia.
Ao informar ao sistema que se deseja ajustar o volume da operação automaticamente com a medição (por meio da ativação da chavinha) o sistema pergunta se o ajuste da operação deverá levar em conta as medições relacionadas a um ativo de carga ou de geração.
Se o ativo de CARGA for assinalado, é possível marcar para que o sistema considere também:
Perdas (“Incluir perdas”): ao assinalar a opção para considerar perdas, o sistema habilita um box de seleção onde se questiona o tipo de perda: Configuração para considerar-se perdas no ajuste automático com a medição.
Se a perda considerada for fixa para o contrato o sistema habilitará um novo campo para que seja informado o valor da perda. Valores comuns praticados variam ente 2,5 e 3%.
Se a perda considerada for a perda no centro de gravidade o sistema adotará o valor inserido pelo usuário no módulo de Medição, submódulo Configurações, aba Perdas no Centro de Gravidade (Menu > Global > Medição > Configurações> [Aba: Perdas no Centro de Gravidade]). Neste local, o valor deve ser informado por ativo físico e em percentual.
Local para se inserir os valores de perda no centro de gravidade no módulo de Medição. Além disso, ao marcar essa opção dentro da boleta o sistema irá habilitar um novo campo onde será possível assinalar o mês de referência da perda que se deseja considerar no ajuste, dado que a CCEE sempre divulga esse valor com algum atraso.
Proinfa (“Incluir Proinfa”): se a opção pra incluir o Proinfa no ajuste for ativada, o sistema irá adotar o valor inserido no módulo de Medição, submódulo Configurações, aba Proinfa (Menu > Global > Medição > Configurações> [Aba: Proinfa]). Neste local o valor deve ser informado por ativo físico em MWh: Local para se inserir os valores de Proinfa no módulo de Medição.
Se o ativo de GERAÇÃO for assinalado, é possível marcar paraque o sistema considere também as perdas. Três formas diferentes deconsideração das perdas são possíveis:
Perda fixa para o contrato: o sistema habilitará um novo campo para que seja informado o valor da perda. Valores comuns praticados variam ente 2,5 e 3%. Perda no centro de gravidade o sistema adotará o valor inserido pelo usuário no módulo de Medição, submódulo Configurações, aba Perdas no Centro de Gravidade(Menu > Global > Medição > Configurações > [Aba: Perdas no Centro de Gravidade]). Neste local, o valor deve ser informado por ativo físico e em percentual. Além disso, ao marcar essa opção dentro da boleta o sistema irá habilitar um novo campo onde será possível assinalar o mês de referência da perda que se deseja considerar no ajuste, dado que a CCEE sempre divulga esse valor com algum atraso. Perdas – CCEE/Mercado Quinzenal : de forma semelhante à perda no centro de gravidade, o sistema adotará o valor inserido no módulo de Medição, submódulo Configurações, aba Perdas – CCEE/Mercado Quinzenal (Menu > Global >Medição > Configurações > [Aba: Perdas – CCEE/Mercado Quinzenal]). Neste local, o valor deve ser informado em percentual. O valor é único e mensal.Local para inserção do valor de perda do Mercado Quinzenal divulgadas pela CCEE.
Além disso, de forma semelhante às perdas no centro de gravidade, ao marcar essa opção dentro da boleta o sistema irá habilitar um novo campo onde será possível assinalar o mês de referência da perda que se deseja considerar no ajuste, dado que a CCEE sempre divulga esse valor com algum atraso.
Outra consideração possível de ser levada em conta nesse ajuste pode ser ativada nos boxes:
“Possui fator de comprometimento da geração?" e "Possui fator de atendimento de carga?". Ao ativar um desses recursos o sistema habilita um campo para informar o valor percentual do atendimento. Assim, o sistema irá ajustar as operações pelos valores coletados na medição dos ativos de carga OU geração. Porém, esses valores não serão considerados em sua totalidade, mas respeitando o percentual informado em um desses campos.
Boxes para ativação dos percentuais de atendimento de contrato com a medição.Se a operação em questão tiver Flexibilidade (ou seja, se o box de Flexibilidade estiver ativado e configurado dentro da boleta/operação de energia) o ajuste automático realizado pelo sistema também levará em conta os takes mínimo e máximo dessa operação. Logo, se o consumo/geração for inferior ao take mínimo, o sistema ajusta para o valor mínimo. Se for superior ao máximo, ele ajusta para o máximo. E se ficar entre esses limites, o sistema ajusta para esse valor realizado.
Para saber se um contrato sofreu ajuste manual ou o ajuste automático realizado pelo sistema, é possível verificar na tela de listagem de operações do ACL, na aba de vendas por exemplo, (Menu > Global >Operações > ACL > [Aba: Vendas]), no símbolo de engrenagem no final da linha. Ao clicar nessa engrenagem, o sistema exibe o campo “Volume Ajustado” e os intervalos de flexibilidade conforme cadastrados na boleta. Se o campo estiver com o valor ajustado preenchido e, logo ao lado estiver um símbolo de engrenagem, significa que esta operação sofreu um ajuste automático realizado pelo sistema. Se houver um símbolo de “bonequinho” significa que a operação foi ajustada manualmente por algum usuário.
Atalho/engrenagem para ajuste das operações. Ao clicar na engrenagem o sistema habilita a seguinte caixa de diálogo que permite verificar qual a natureza do ajuste realizado:
Ajuste manual da operação.
Ajuste automático da operação. A configuração do ajuste automático com a medição também permite que a modulação desta operação (caso ativada e configurada dentro da boleta/operação de energia) seja atualizada por meio da medição. Para isso, após realizar o ajuste, a modulação pode ser atualizada em: Menu > Global > Operações > [Aba: Flexibilidade e Modulação].
Tela para declaração dos valores de modulação da operação. Ao clicar no lápis de edição é habilitada a seguinte caixa de diálogo:
Caixa de diálogo para selecionar a forma que se deseja declarar a modulação. Marcando a opção para atualizar a modulação via medição, o sistema irá buscar os valores horários da operação no módulo de medição, e exibirá na tela abaixo, onde o usuário poderá editar os valores (se necessário)e salvar a modulação.
Caixa de diálogo para declaração da modulação via consulta da medição.