Empresa - obrigatório: Associar a empresa que foi cadastrada na página de Empresas, clicando na sugestão que irá aparecer, sendo apresentada a Razão Social e o Nome Fantasia se houver. Por isso, recomendamos inserir o Nome fantasia quando houver empresas associadas ao agente, facilitando assim a associação adequada no Ativo Físico.
Nome- obrigatório: Nome para identificação do ativo.
Economia desde o início no ACL (R$) - opcional: Essa informação se refere ao valor economizado após a migração para o Ambiente de Contratação Livre, e constará no relatório de acompanhamento.
Data de solicitação de migração pro ACL - opcional: apesar de opcional, para a correta incidência de CDE Covid e CDE Escassez Hídrica, deve ser informada a data de denúncia. É importante lembrar que a configuração também deve ser realizada da modalidade de cálculo correspondente.
Aplica-se CDE Escassez Hídrica* em unidades com data de denúncia a partir de: 13/12/2021
Aplica-se CDE COVID* em unidades com data de denúncia a partir de: 8/04/2020
*quando aplicável para a distribuidora.
Utilizar medição de 5 em 5 minutos - opcional: havendo certificado digital válido para integração com a CCEE é possível obter a medição de 5 em 5 minutos.
OBS:
Distribuidora (está conectado a distribuidora): Se for uma ativo que esteja associado a distribuidora, selecionar o campo e informar a distribuidora adequada.
Informar a Distribuidora é obrigatório apenas para Gestão de Agentes e Economia Garantida, se aplicável.
A aba Endereço é intuitiva e de fácil preenchimento, podendo ainda selecionar a opção de ter o mesmo endereço que a empresa cadastrada no passo 2.
Caso deseje, pode-se inserir o CEP e clicar sobre o ícone de busca para o preenchimento do endereço. Essa busca é realizada através do site dos correios, sendo necessário inserir o número e complemento, se houver.
Aqui é preciso cadastrar as regras de contrato com a distribuidora. Este cadastro impacta diretamente na comparação de custos entre ACL e ACR.
Ao criar uma demanda é possível definir vigências de aplicação da mesma, basta clicar em “incluir nova”.
No preenchimento da demanda é preciso ter atenção a dois pontos:
- Início: precisa estar de acordo com o início do contrato de energia e de prestação de serviço no caso de gestão de outros agentes.
- Modalidade e demanda para ACR: aplicar a mesma modalidade tarifária e demandas HP e HFP que no ACL e o campo fica indisponível para edição se a opção “NÃO” for selecionada. Para “SIM”, o campo é livre para incluir informações diferentes para ACR.
É possível informar se é utilizado gerador para que seja incluído esse custo no comparativo ACL e ACR, sendo necessário informar:
kW: Potência do gerador → neste caso, o sistema considera Potência*número de horas de ponta.
Percentual do consumo de ponta: informado em porcentagem. Neste caso, o sistema considera a porcentagem do consumo de energia total no horário de ponta.
Atenção: Se houver alguma mudança nos parâmetros do gerador é preciso criar um novo período.
A Parcela é referente ao rateio da carga do ativo físico conforme modulação registrada na CCEE. Essa parcela é referente a divisão do medidor por mais de um consumidor e é dada em percentual.