Registro pendente:
Todas as operações de venda cadastradas no Thunders que não tiveram o matching efetivado serão listadas aqui para que sejam registradas. Para isso, é necessário selecioná-las no box lateral ao código da operação e escolher uma das opções:
- Registrar com volume zero: registra com volume zero todo o período de fornecimento.
- Registrar com volume real: registra com volume que está cadastrado na operação Thunders, para todo o período de fornecimento.
- Registrar com volume real (mês atual): registra com volume que está cadastrado na operação Thunders apenas o mês de referência.
Para qualquer uma das opções apresentadas, uma tela irá abrir e é preciso selecionar uma das opções:
- Download XML: Se não houver integração com a CCEE, somente essa opção vai estar disponível. Também para ser utilizando como medida de contingência ou preferência do usuário.
- Integrar: o Thunders irá realizar conexão com a CCEE e enviar as informações automaticamente. É importe acompanhar o status da integração através do botão “Gerenciar registros” para certificar o sucesso ou realizar medidas de correção.
Para que as operações mudem de status é preciso voltar na tela de matching e importar um novo extrato, sendo que, para as operações que foram registradas, é necessário efetuar o matching.
Perceba que, nessa tela, é possível verificar a condição da fatura na coluna “status da fatura” e é alterada de acordo com o módulo financeiro. Esse status será alterado se houver integração com ERP e ele retornar a informação para o Thunders ou, no caso de não haver integração, a alteração for feita de forma manal. Os status que serão listados aqui são os mesmos que constam como “Status de pagamento” no financeiro, ou seja:
- Integral na data
- Integral adiantado
- Integral atrasado
Validação Pendente
Nesse status vão constar as operações que precisam ser validadas pela parte compradora, seja validação do registro ou do ajuste. É importante atenta-se ao fato de que o Thunders não atualiza o status automaticamente caso haja alguma alteração na CCEE. É preciso que seja importado um novo extrato na tela de matching conforme o que foi apresentado aqui.
Nesta tela não existe nenhuma ação a ser tomada dentro da ferramenta, já que se trata de operações de venda. Entretanto, essa visualização pode auxiliar na cobrança das contrapartes para que o prazo limite de validação não seja perdido. Existem duas colunas para auxiliar neste controle:
- Status do Mês: referente aoajuste.
- Status Contrato: referente ao registro
Ajuste Pendente
As operações listadas nesta página necessitam de ajuste e o critério analisado para se enquadrar nessa categoria éa coluna “Status do mês” ser “Ajuste pendente”, ou seja, não houve um ajuste realizado na CCEE.
Para realizar o ajuste de acordo com as operações que estão cadastradas no Thunders, basta selecioná-las e clicar no botão “Ajustar Volume”, no canto direito superior à lista. Uma caixa de informação irá aparecer com as opções:
- Download XML: para baixar o arquivo XML e utilizá-lo para importar na CCEE.
- Integrar: o ajuste será feito de forma automática através da integração com a CCEE. (Este recurso não estará disponível para aqueles que não fizeram a aquisição do certificado para integração)
Caso as operações no Thunders estejam com o volume errado, é preciso acessar a página de Operações ACL e fazer o ajuste através da engrenagem simples. Caso o cadastro da operação tenha sido feito errado, é preciso editar a operação e alterar o volume de contrato.
ATENÇÃO: caso a operação tenha rateio de consumo entre outras unidades, é preciso refazer este rateio. É necessário verificar também a aba de “Registro CCEE” dentro da edição da boleta caso o volume esteja alocado em mais de um perfil.
Validadas
As operações aqui apresentadas possuem os “Status do mês” e “Status do contrato” como “Validados” e não existe diferença de volume entre Thunders e Extrato, sendo assim, podem ser consideradas finalizadas neste processo.
Sem Matching
Aqui estará listado os registros CCEE que não tiveram o matching efetivado, ou seja, o que “sobrou” no extrato importado. São os mesmos contratos CCEE que estão na página de “sem matching” da parte de “Matching”(passo anterior).
Todos
Serão listadas todas as operações, independente do status na CCEE, se possui operação Thunders associada ou não(matching efetivado).