Na página de Empresas do módulo CRM (Menu >> Global >> CRM >> Empresas) está disponível para realizar a alteração do “Perfil Empresa”, funcionalidade que indica a atuação da empresa no mercado de energia, ou seja, se é agente em migração, se já é agente da CCEE ou se é um cliente varejista.
Com isso, será possível indicar o período inicial e final que a empresa estava em migração, como agente ou como varejista. Isso significa que se uma empresa é um agente CCEE e irá se tornar um varejista, basta criar um novo período como varejista. Ao salvar todas as alterações no cadastro da empresa e retornar para a vigência do perfil o sistema terá encerrado o “Perfil Empresa” anterior com a data de um dia antes ao que foi inserido como início do novo “Perfil Empresa”.
Para realizar essa alteração basta inserir o novo “Perfil Empresa” com a “Data de início” e, em seguida, clicar em “Definir nova vigência”. Se o novo perfil Empresa for:
- Agente CCEE: É preciso indicar a “Data de Início” e salvar. Ao salvar, o usuário retornará para a tela dos dados da empresa. Se a data de início for menor ou igual a data atual, o Perfil Empresa já estará marcado com a configuração vigente, ou seja, Agente CCEE. Neste caso, é preciso completar o cadastro com Sigla e Código do agente e, na aba de Perfis, inserir pelo menos um perfil e em seguida Salvar. Se a data início ainda não estiver ativa, o Perfil Empresa apresentado será o vigente e pode-se salvar sem a necessidade de completar as informações de agente. O sistema enviará uma notificação, na data de início, para completar o cadastro e será apresentado logo mais a frente.
Atenção: se o processo mencionado acima não for executado não será possível a alteração do “Perfil Empresa”, permanecendo no anterior que já estava vigente.
- Varejista: basta informar a “Data de Início” e indicar o perfil da Comercializadora Varejista que essa empresa está alocada, em seguida clicar em “Definir Nova Vigência”. Lembrando que, ao salvar, o Perfil Empresa anterior terá “Data de Fim” igual ao dia anterior à data de início do Perfil empresa cadastrado por último.
Independente do Perfil utilizado, se a Data de Início for superior à data atual (que o dado está sendo inserido) não é necessário preencher todos os campos (perfil varejista para cliente varejista e sigla, código de agente e perfil para agentes CCEE). O sistema enviará uma notificação solicitando ao usuário que complete o cadastro. Essa notificação somente será enviada para os usuários que tiverem habilitado o recebimento.
Para mais detalhes em como ativar essa funcionalidade clique aqui.
- Agente em migração: caso seja o cadastro inicial, antes da migração do cliente, basta selecionar a opção “Agente CCEE em migração”, definir a data inicial e por último em “Definir nova vigência”.
Todas as alterações realizadas dentro da vigência de Perfil Empresa são possíveis de serem visualizadas na timeline da empresa. Para acessar, basta clicar sobre o nome da empresa na lista de empresas da página CRM >> Empresas.
Os eventos são separados por dia, hora e usuário e podem ser vistos com mais detalhes ao clicar em “Ver detalhes”.
Atenção:
- Não é possível criar um novo “Perfil Empresa” que seja igual ao do período anterior. No caso do varejista, o “Perfil Varejista” deve ser diferente para um novo período e que o “Perfil Empresa” também seja varejista.
- Não é possível excluir ou editar um “Perfil empresa” de qualquer período que exista operações, propostas e/ou simulações que dependam dessa informação.
- A configuração de Perfil Empresa é válida tanto para a empresa principal, quanto para as unidades que estejam alocadas abaixo desta principal, ficando indisponível para rateio as unidades que estejam em um Perfil Empresa diferente da contraparte principal.
- Somente é possível cadastrar operações pertinentes ao perfil Empresa da contraparte. Por exemplo: Venda ou Swap em período que é o Perfil Empresa é de varejista. Para o cliente varejista somente é possível realizar venda.