-> Condição de pagamento: Condição de pagamento padrão são aquelas já cadastradas no sistema. Veja como cadastrar novas condições de pagamento aqui . Para condição de pagamento não padrão, um campo para descrever a condição será aberto e será necessário criar o pedido e as faturas no modulo financeiro, veja como aqui .
A “Data de apresentação da fatura” é opcional, pois essa informação já consta na condição de pagamento, caso esse campo seja preenchido na boleta, a informação sobrescreve o cadastrado na condição de pagamento, ou seja, é utilizado quando deseja-se uma data diferente da cadastrada na condição de pagamento.
-> Sazonalidade: Quando uma operação tem sazonalidade é preciso habilitar a funcionalidade e preencher os limites inferiores e superiores para cada ano de fornecimento. Também é preciso preencher a data limite para que seja informada a sazonalidade, sendo que, caso a informação não seja inserida até a data limite o sistema bloqueia, impossibilitando a declaração da sazonalidade.
Para que a declaração da sazonalidade seja feita após a data limite é preciso ter um perfil habilitado a editar a operação para uma data posterior a atual.
ATENÇÃO : não é possível declara a sazonalidade para meses em que já houve faturamento no ano, desta forma, a sazonalidade somente será aplicada para o período futuro, pois não é possível fazer qualquer alteração após a operação ser aprovada para faturamento. Para incluir sazonalidade em períodos que já houver faturamento é preciso cancelar o faturamento.
Sazonalidade Para o preenchimento dos limites não é preciso utilizar sinal negativo (-) e os valores referem-se as porcentagens que podem ser ultrapassados em relação ao volume de contrato. Desta forma, um contrato de 1MWh com limite inferior e superior de 20%, pode ter volume entre0,8MWh e 1,2MWh.
Saiba como declara a Sazonalidade aqui .
-> Flexibilidade Mensal
A flexibilidade mensal conforme a carga não possui limites para o seu exercício e a operação será ajustada conforme a medição, desta forma, para utilizar a opção “SIM” é necessário que que haja a medição de um ou mais ativos em cada mês de fornecimento.
Flexibilidade Para a flexibilidade conforme a carga “NÃO”, é preciso definir o período e os limites, sendo que, ao definir um período final inferior ao final do fornecimento estará disponível a opção “incluir valores” para adicionar mais um período.
Os valores de limites inferior e superior referem-se as porcentagens que podem ser ultrapassados em relação ao volume de contrato, além disso não é necessário incluir o sinal negativo (-).
Clique aqui para saber como exercer a flexibilidade do contrato.
-> Modulação horária
A modulação horária está disponível par aas seguintes opções:
- Demanda: Pode haver diferenciação por período, basta alterar o período final e adicionar novo período até que todo o período de fornecimento seja contemplado.
O preenchimento dos limites, diferente de sazonalização e flexibilidade, precisa do sinal negativo (-), porém a porcentagem preenchida é o quanto pode ultrapassar do volume de contrato preenchido na aba de “ Informações Principais” .
-Conforme curva de carga: não há limites, segue as informações do arquivo.
- Conforme curva de geração: não há limites, segue as informações do arquivo.
- Conforme curva MRE: não há limites, segue as informações do arquivo.
Cadastro de operação com modulação horária Para saber como cadastrar a modulação horária, clique aqui .
ATENÇÃO : A opção de modulação por patamar semana continua disponível para contratos anteriores a janeiro de 2021.
--> Reajuste
- Diferenciado por período: se o valor será reajustado de forma diferente em cada período do contrato (sim) ou vai ter uma única forma de reajuste por todo o contrato (não).
Na opção sim para diferenciado por período, também é possível mesclar dois índices para ser aplicado no cálculo. Nesta mesma opção (Sim), quando o período final é inferior ao final do fornecimento, a opção “Adicionar novo período” fica disponível até que todo o período de fornecimento seja contemplado.
Reajuste - Índice: índices de reajustes cadastrados no módulo financeiro. O Thunders faz a manutenção dos índices IPCA e IGMP, mas é possível criar um novo (neste caso o Thunders não faz a manutenção, ficando a cargo dos usuários da empresa fazê-la) e utilizá-la na composição do reajuste.
Para saber mais sobre os índices utilizados no reajuste, clique aqui .
- Modo de cálculo de índice de reajuste:
Padrão.
Não considerar índices negativos no cálculo.
Não realizar o ajuste se o valor ajustado for menor que o valor atual.
Não realizar o ajuste se o valor ajustado for menor que o valor na data base.
Para saber como é feito cada modo de cálculo, clique aqui .
- Data base: data de referência para o reajuste. Comumente, utilizada a data de início de vigência do contrato.
- Data do primeiro reajuste: Data que será aplicado o primeiro reajuste
- Reajuste subsequente: após o primeiro reajuste qual a frequência que o reajuste será aplicado:
12 meses após o primeiro reajuste.
1° dia do ano após o primeiro reajuste.
--> Garantia de pagamento
- Diferenciado por período: para operações com garantia diferenciada por período, a opção de “Adicionar novo período” estará disponível, podendo alterar o período inicial e final. Basta adicionar os períodos até que todo o fornecimento seja contemplado.
- Valor da garantia em
Meses de suprimento: quantos meses do suprimento será exigido como garantia da operação.
Reais(R$): Já existe um valor definido para a garantia.
Regra de cálculo da garantia: como será feito o cálculo da garantia
Observação: o valor da garantia cobrado deforma anual, desta forma, o mesmo reajuste aplicado na operação de energia, também é considerado na garantia.
- Tipo de Garantia: quais são os tipos de garantias aceitos, sendo que pode-se ter mais de um tipo, onde o total seja equivalente ao valor da garantia exigido.
- Dias para apresentação em: se a contagem para a apresentação será em dias úteis ou corridos.
- Apresentação antes do fornecimento: quantos dias antes do fornecimento a garantia deve ser apresentada (de acordo com a opção anterior uteis ou corridos).
Para mais detalhes de garantias acesse aqui.
Garantia de pagamento --> Cobrança de consumo excedente:
A configuração e cobrança de consumo excedente em contratos de energia de economia garantida , desde que neste contrato possua volume e flexibilidade habilitado em informações adicionais. Caso ocorra um consumo excedente ao volume permitido pela flex, o fornecimento de energia adicional pode acontecer de forma previamente estabelecida.
A cobrança de Consumo Excedente possui configuração que pode ser diferenciada por período e fixa ou variável, assim como na configuração do preço regular da operação.
Cálculo do Valor Adicional:
Exemplo: O volume inicial contratado é de 1000 MW/hora com flexibilidade de 100%. Portanto, até 2000 MW/hora será suportado pelo contrato padrão, passando desse valor, qualquer valor adicional será cobrado.
Assim, conforme ocorra o excedente do volume contratado, o valor definido será aplicado de forma automática pelo sistema apenas sobre o excedente.
--> Deseja ajustar o volume automaticamente pela medição?
Essa opção está disponível para operações de vendas em Trading e Geração e operações de Serviços (compras).
Essa funcionalidade permite que o sistema faça o ajuste de forma automática, para isso é necessário ter a medição associada, saiba como aqui .
Após habilitada fica disponível as opções:
- Incluir Perdas: Será calculada de acordo com a configuração selecionada abaixo baseada na medição.
Perdas fixas (%): percentual do volume de energia que será acrescido no total.
Perdas no centro da gravidade: com mês de referência de um a cinco anteriores ao fornecimento.
As perdas no centro da gravidade são inseridas em Medição >> Configurações >> Perdas no Centro da Gravidade.
Atenção: Quando as perdas no centro da gravidade não forem preenchidas, será considerado as peradas da rede básica, veja como cadastrá-las aqui .
- Incluir PROINFA: os valores de PROINFA são inseridos em Medição >> Configurações >> Proinfa
Observação:
Perdas da rede básica
- O valor total com ajuste automático equivale a soma da medição, perdas e Proinfa.
- Os ajustes manuais de volume sobrescrevem os ajustes automáticos, dessa forma quando um ajuste de volume for inserido a perda e o Proinfa não são mais aplicados, devendo estar incluídos no valor ajustado..
- Caso a operação de energia tenha mais de uma unidade atendida, estará disponível a aba “Rateio de consumo” e é necessário habilitar o “Rateio automático”, entenda mais aqui .
--> Fator de atendimento de carga
O “Fator de atendimento de carga” é destinado a consumidor final em que a operação de energia não vai suprir 100% do consumo, dessa forma, para que essa funcionalidade funcione é necessário que se tenha medição. Saiba mais sobre Medição aqui .
ATENÇÃO : essa funcionalidade é única para toda a entrega e não está disponível em operações para Grupo Econômico.
--> Volume mínimo
Quando habilitado o sistema realiza um ajuste automático no valor de consumo ponta quando este for inferior ao percentual estabelecido.
A forma de configuração pode ser realizada de três diferentes formas e é válida para os dois campos (volume mínimo de consumo e volume mínimo de consumo ponta)
Por ativo físico: é definido um Volume Mínimo de Consumo e Volume Mínimo de Consumo na Ponta para cada um dos Ativos Físicos. Por período: é definido um Volume Mínimo de Consumo e Volume Mínimo de Consumo na Ponta por período, basta realizar o vigenciamento do período e adicionar os períodos até que todo o período do contrato seja contemplado Por período e ativo físico: é definido um Volume Mínimo de Consumo e Volume Mínimo de Consumo na Ponta para cada ativo podendo realizar a configuração por período, basta realizar o vigenciamento e adicionar os períodos até que todo o período do contrato seja contemplado.