É comum às operações de energia o preenchimento das “Informações Gerais” conforme figura abaixo:
--> Unidade de Negócio:
- Trading: para comercialização de energia
- Serviços: Operações de energia onde o cliente de gestão compra ou faz cessão de energia.
- Geração: Operações de energia em que a venda e a compra são realizadas por um gerador.
ATENÇÃO: Essa opção (Geração) é apenas para quando a empresa que é cliente Thunders tem contratado o Thunders Geração e possui usinas geradoras.
--> Parte: Exceto quando a unidade de negócios for “Serviços”, a "Parte" sempre será a empresa cliente (usuária) Thunders. Já quando a operação for de “Serviços” a "Parte" será o cliente de gestão.
--> Contraparte: Exceto quando a unidade de negócios for “Serviços”, a "Contraparte" sempre será a empresa de quem a "Parte" (empresa usuária do Thunders) está comprando ou vendendo energia.
Quando a unidade de negócios da operação for “Serviços” a "Contraparte" pode ser qualquer empresa, inclusive a própria empresa cliente Thunders (quando esta última além de realizar a gestão se seu cliente final, realiza também a venda de energia para ele).
É possível realizar operações de "Trading" ou "Geração" com a contraparte sendo um "Grupo Econômico" (conjunto de agentes) ou "Empresas Associadas" ao agente (empresas que estão abaixo do agente). Para entender melhor, acesse o guia “Hierarquia de contrapartes”.
ATENÇÃO: "Parte" e "Contraparte" sempre serão agentes da CCEE. Para operações em que a entrega de energia é para uma empresa abaixo do agente (unidade consumidora ou filial), é necessário realizar o “rateio de consumo”. Saiba como aqui.
--> Classificação: cria agrupamentos de operações baseadas em tags, como por exemplo “curto prazo” e “longo prazo”. É possível criar quantas tags forem necessárias, basta digitar no campo correspondente o nome desejado que aparecerá a opção “cadastrar tag”.
--> Interveniente Anuente (opcional): Aquele que não está diretamente ligado ao negócio, mas seu consentimento é relevante nas decisões transacionais.
--> Operador: O preenchimento é automático através da conta que está sendo utilizada para cadastrar a operação, porém abaixo da caixa com o nome existe a opção “remover operador” e o preenchimento pode ser com qualquer usuário Thunders cadastrado da sua empresa.
--> Origem
- Balcão: negociações via telefone, e-mail, etc
- Balcão assinatura digital: mesma condição da origem anterior (balcão), porém o contrato será assinado via assinatura digital
- BBCE: operações negociadas no balcão BBCE.
- BBCE boleta eletrônica: negócios realizados fora do balcão BBCE, mas que foram formalizados na plataforma.
- Brix: plataforma de comercialização de energia elétrica Brix (já não mais existente).
-Leilão Próprio: leilão ofertado pela própria empresa.
-Leilão Terceiros: leilão ofertado por terceiros.
--> Observação (opcional): adicionar alguma informação.
--> Portfólio (opcional): traz as mesmas opções cadastradas em “Classificação”, porém é para ser utilizada quando for necessário filtrar por mais de um agrupamento, por exemplo: "Classificação": Curto Prazo e "Portfólio": Gestão.
Vale a pena ressaltar que, no book de trading, existem filtros específicos para filtrar as operações por meio da "Classificação" e do "Portfólio".