Na aba de “Configuração pendente” ficam os itens que foram gerados sem uma “Condição de pagamento padrão", no cadastro de uma operação ACL ou em algum tipo de Lançamento Adicional.
Por exemplo, na criação de uma operação ACL de venda de energia, na aba “Informações opcionais” (Menu > Global > Operações > ACL > [Botão: Nova operação] > [Opção; Venda] > [Aba; Informações opcionais]) uma condição de pagamento pré-existente pode NÃO ser associada à operação, conforme ilustrado a seguir.
Assim, os itens relacionados à essa operação sem uma condição de pagamento padrão ficarão “retidos” na aba “Configuração pendente” do módulo Financeiro, onde os pedidos e faturas deverão ser configurados manualmente.
Para fazer essa configuração, é necessário clicar nas setas para expansão dos itens associados a operação, selecionar os itens com os quais se deseja criar o pedido relacionado e clicar em “Criar pedido com selecionadas”. Caso o pedido deva ser criado para um único item da operação, pode ser utilizado o símbolo no final da linha do item, clicando-se no “Carrinho de compras”. Essas opções são ilustradas a seguir:
Essas ações habilitarão a caixa de diálogo a seguir. Deve-se clicar em “Criar pedido”.
Após a criação do pedido é habilitada sua tela de edição, onde é possível criar a(s) fatura(s) relacionada(s).
Após clicar para gerar a fatura relacionada a um item, é aberta a fatura para o preenchimento manual de seus campos (Esses campos já foram descritos detalhadamente neste treinamento).
Após a criação das faturas relacionadas elas serão exibidas na parte inferior da tela de edição do pedido:
Após a conclusão do pedido ele passa a ser exibido em Pedidos > Em aberto.
Repare que no exemplo dado, foi gerada uma fatura para cada um dos dois itens que compõem o pedido. Caso o usuário tivesse criado apenas uma fatura para um único item do pedido ou mesmo não tivesse criado nenhuma fatura, o pedido ficaria incompleto, logo ele seria direcionado pelo Thunders para a aba de Pedidos > Incompleto, conforme a imagem a seguir:
IMPORTANTE: Quando uma fatura é editada e alterada por um usuário o sistema não assume mais nenhuma automação. Caso haja alguma edição na operação, no rateio para filiais, por exemplo, ela não será refletida no financeiro. O Thunders considera que a modificação foi validada por um usuário e por isso não a modifica.
Para que as alterações automáticas retornem é necessário que a fatura alterada seja excluída (no símbolo de lixeira, ao final da linha da fatura) e que a operação relacionada seja editada e salva novamente.
As faturas alteradas manualmente possuem o símbolo de um “bonequinho” logo ao lado do número da fatura. Ao posicionar o cursor do mouse sobre esse símbolo será exibida uma mensagem explicativa: “Fatura manual: a atualização automática de rateio foi desabilitada”.