As operações que envolvem grupos econômicos, ou seja: mais de um agente, necessitam ter o seu rateio de energia realizado mensalmente, para que o sistema consiga identificar qual contraparte irá responder por um consumo ou assumir um fornecimento de energia. Logo, a forma como essa energia é alocada pode afetar diretamente o resultado da exposição do agente com suas contrapartes. Para fins de projeção e monitoramento prudencial o Thunders pode assumir uma das alternativas abaixo, de acordo com a ordenação que o usuário realizar neste momento. As opções são as seguintes:
Fazer rateio linear: a energia será rateada uniformemente entre os agentes do grupo.
Aplicar proporção conforme previsão de consumo: o rateio será feito de forma proporcional aos valores de consumo informados no cenário de projeção.
Aplicar proporção do último registro Back-Office: o rateio será realizado para os agentes que tiveram energia registrada em seus perfis de acordo com o último registro realizado no módulo de Back-Office do Thunders.
Assumir como responsável o primeiro agente do grupo: o sistema irá alocar toda a energia no primeiro agente que aparece listado na tela de rateio (dentro da operação/boleta de energia).
Clicando no símbolo no final da linha de cada uma dessas opções e as arrastando, o usuário consegue reordená-las, para que assim o sistema possa adotar mais de um critério em uma mesma declaração.
ASalvar configuração: finalmente pode-se salvar as configurações assumidas.