Neste item devem ser informados os cenários com as medições projetadas para os ativos físicos de carga e de geração, que serão considerados na apuração dos requisitos e recursos projetados.
2.a: Operações EG:
Para operações com economia garantida o Thunders irá utilizar cenário “padrão”, denominado “Economia Garantida”. Apesar de ser “padrão” o usuário consegue atualizar seus valores no módulo de Medição, acessando: Menu >> Global >> Medição >> Projeção >> [Botão: Editar cenário].
Para as opções 2.b e 2.c é necessária a criação de cenários de medição. Essa criação é realizada no módulo “Medição” de maneira semelhante aos cenários de preço. Deve-se acessar: Menu >> Global >> Medição >> Projeção. Em seguida, pode-se clicar para criar um novo cenário no botão “Novo cenário”, informar um nome para o cenário e salvar.
Depois é necessário clicar no botão “importar arquivo” onde é possível fazer download do arquivo modelo, preenchê-lo com as informações de medição e depois fazer upload pro Thunders:
Os valores também podem ser inseridos diretamente na tela, por meio de um duplo clique nas células (tanto na visão consolidado mensal, quanto na horária, quanto no consolidado mês/ano).
Esse processo para a geração de cenários de medição pode ser utilizado tanto para ativos físicos de GERAÇÃO quanto de CARGA. No caso destes últimos é possível gerar valores de medição projetados de acordo com modelos matemáticos automatizados, que são configurados também no módulo de Medição, porém, durante o cadastramento dos pontos de medição de carga. O print abaixo destaca onde, durante o cadastro dos pontos de medição de CARGA os modelos podem ser configurados (Menu > Global > Medição > Configurações > [Botão: Cadastrar] > [Aba: Informações para projeção):
Para que esta aba fique visível é preciso que em “Informações básicas” o tipo de ponto esteja cadastrado como “Consumo”.
Módulo Medição. Configurando um modelo de cálculo para a criação de um cenário de medição de consumo. Premissa básica.
2.b: Demais operações: para outras operações de energia com clientes finais (operações de Serviços e Varejista com preço definido) pode-se selecionar qualquer um dos cenários de consumo, também criados no módulo Medição.
2.c: Previsão de geração: de forma similar ao item anterior, deve-se selecionar aqui um cenário previamente criado no módulo “Medição” com os dados de geração prevista para os ativos físicos de geração (usinas).