As redes compartilhadas são um recurso que o Thunders utiliza para conseguir estimar a perda interna das usinas (ativos físicos de geração), ou seja, a perda de energia que acontece devido ao transporte de energia do ponto de geração até a rede básica.
Para criar uma nova rede é necessário acessar: Menu > Global > Medição > Configurações > [Aba: Redes compartilhadas] > [Opção: Incluir nova rede]
Após essa inclusão o sistema habilita uma caixa de diálogo para informar-se o nome da rede.
Pronto! A Rede foi criada. A topologia da rede e os pontos que a compõem devem ser cadastrados e configurados durante o cadastro dos pontos de medição, em: Menu > Global > Medição > Configurações > [Pontos de Medição].
O campo “chave” para a correta configuração de uma rede é o campo “Pontos Pais”.
Neste campo devem ser informados os pontos mais altos da topologia da rede. O ponto mais alto (geralmente o ponto de Conexão com a Rede Básica) não tem Pontos Pais. Ele porém, será o primeiro “Ponto Pai” informado, geralmente dos pontos das Subestações.
Veja o exemplo ilustrativo da Rede Compartilhada abaixo:
A rede acima é composta por 4 pontos:
1. Ponto de conexão com a rede básica: esse é o ponto “mais alto” da topologia. Logo, não possui pontos pais em seu cadastro.
2. Subestação: segundo ponto da topologia. O Ponto Pai deste ponto é o de conexão com a rede básica:
3. Ponto de medição Santa Fé (Geração Bruta): o ponto pai deste ponto (assim como do ponto 4: Ponto de medição Santa Helena) é o ponto Subestação.
Desta forma, a tipologia é “desenhada” pelo próprio sistema durante o cadastramento dos pontos de medição que compõem essa rede.
Quando a coleta da medição desses pontos é realizada o sistema calcula uma estimativa para as perdas, verificadas por meio das diferenças da medição para cada ponto da rede, de acordo com o período de tempo.
As medições e as perdas estimadas são exibidas em: Menu > Global > Medição > Consolidação > Rede.