Após habilitar essa funcionalidade um funil padrão é criado, sendo possível, também, criar novos funis de aprovação, para esta ação acesse: Trading ou Serviços >> Front-Office >> Propostas – Novo Funil. O que define para qual funil cada proposta será encaminhada é o preenchimento do campo “Funil” que consta na proposta.
É preciso dar um nome e escolher uma categoria entre ACL, onde o tipo de proposta aceita pelo funil são as de energia, e Serviços de Gestão, onde o tipo de proposta são os negócios de gestão. Na aba “fases” da mesma janela, você pode definir quantas fases o funil terá, o nome de cada fase e o tipo da fase, sendo que, as fases com o tipo “inicial” (primeira fase do funil, em que entram todas as propostas criadas), “proposta aprovada” (provável fase final da proposta, em que a operação é criada) e “proposta reprovada” (outra provável fase final da proposta) são obrigatórias e todas as outras que forem adicionais serão intermediárias.
Para alterar a ordem das fases basta aproximar o cursor ao final da linha e arrastar para a ordem desejada.
Na aba “Aprovações” da janela é possível definir os perfis de usuários responsáveis por aprovar as propostas em cada fase cadastrada. Além disso, é possível definir usuários “Aprovadores master”, que podem movimentar propostas em qualquer fase do funil independente da fase possuir aprovação configurada ou não.
Exceto pelos “Aprovadores master”, apenas os perfis cadastrados como aprovadores na aba “Aprovações” podem movimentar propostas para fora de fases com a aprovação ativada, seja voltando ou avançando a proposta. Também é possível limitar para qual fase a proposta pode avançar ou voltar a partir da fase atual na configuração “Pode ir para a fase” que será apresentada no próximo item.
É importante observar que nas fases intermediárias é possível adicionar vários perfis aprovadores para uma mesma fase, reduzindo a probabilidade de uma proposta ficar parada por muito tempo em uma fase, ou, pode-se criar diferentes fases e definir diferentes perfis aprovadores para cada uma delas para que haja sucessivas conferências reduzindo os possíveis erros.