Antes de entender as possibilidades que se tem com o “Fluxo de Aprovação” habilitado, é importante o entendimento quando o mesmo está desabilitado. Sem essa funcionalidade todas as operações impactam o book imediatamente após a sua criação, seja pela aprovação de uma proposta ou pelo cadastro direto no módulo de operações. Desta forma, a conferência poderia ser no módulo Front-Office, desde que o funil esteja habilitado e configurado, e no caso de Operações, caso haja alguma inconsistência na boleta, é a edição ou exclusão da mesma.
Já "Fluxo de Aprovação” habilitado possibilita o acompanhamento da operação até sua aprovação ou cancelamento através de fases que podem ser configuradas de acordo com o processo de cada empresa, possibilitando que as validações, internas e/ou externas, necessárias sejam realizadas, melhorando o compliance e minimizando erros.
Desta forma, com o “Fluxo de Aprovação” habilitado, existem duas possibilidades finais para a operação:
Se qualquer campo da operação for editado, a mudança é salva e a operação retorna para a fase inicial do fluxo de aprovação.
Uma vez aprovada a operação não pode ser reprovada, devendo haver alguma edição diretamente na boleta da operação para que a operação retorne para a fase inicial do fluxo.
Uma vez reprovada a operação não pode ser aprovada, devendo haver alguma alteração para iniciar o fluxo novamente.
Neste caso, é possível restaurar a operação e ela retorna a fase inicial do fluxo de aprovação.
Habilitando o Fluxo de Aprovação
Para habilitar o “Fluxo de Aprovação” é preciso acessar qualquer uma das unidades de negócio (Global, Trading, Serviços, Geração ou Distribuição) >> Operações >> Aprovações >> Configurar, habilitar a “Aprovação de Operações” e selecionar “Fluxo de aprovação”. Nessa modalidade de aprovação o impacto no book é sempre após aprovação não sendo possível alterar.
Após habilitado o “Fluxo de aprovação” um fluxo padrão é criado, sendo possível editá-lo caso necessário.