As informações de Lastro apresentadas para os consumidores finais/clientes representados estão reunidas em aba específica, conforme já apontado anteriormente.
De maneira geral, os recursos disponíveis aqui são os mesmos apresentados no treinamento anterior, com a Visão Geral do Módulo. Vale a pena destacar a utilidade que o recurso de visualização dos valores futuros estimados para o Lastro assumem aqui, dado que o volume de clientes representados pode ser muito grande e essa ferramenta permite ao usuário identificar potenciais problemas apenas com uma análise visual rápida:
Recurso para visualização de valores projetados de Lastro: barras verdes indicam agente coberto e barras laranjas indicam agente exposto em Lastro.
Outro detalhe que vale destacar aqui é que os Recursos para esses agentes continuam sendo as operações de Compra, porém deve-se acrescentar a parcela ligada ao Proinfa. O Requisito, por sua vez, é composto pelo consumo do agente acrescidas suas perdas.
Nas estimativas realizadas pelo sistema, ele irá buscar o valor do Proinfa do módulo de Medição, na aba de Configurações > Proinfa. Para fins de apuração do Lastro o valor do Proinfa utilizado no mês de referência da apuração é aquele relacionado ao mesmo mês de competência.
Para consideração das perdas, o sistema também irá buscar o valor informado no módulo de Medição, seja a perda informada na aba “Perda no Centro de Gravidade” ou “Perda da Rede Básica”. O Thunders NÃO utiliza a perda fixa estabelecida para o contrato para fins de apuração de Lastro.
No caso das perdas, o sistema também irá buscar o valor informado no módulo de Medição. Primeiramente ele irá verificar se existe valor informado para o ativo físico na aba “Perdas no Centro de Gravidade”:
Caso ele não encontre valor nesta tela, ele irá consultar a aba “Perdas da Rede Básica” com a informação de perda para os submercados:
Para que o recurso de previsão de Lastro funcione corretamente, é necessário que todas essas informações estejam corretamente informadas. Além disso, o usuário deve criar um cenário de projeção da medição para o agente no módulo de Medição e selecioná-lo no módulo de Lastro:
Para classificação do Recurso como Especial ou não Especial, o Thunders irá se basear na fonte de energia selecionada na operação de compra, criada no módulo Operações. Já para classificação do Requisito o Thunders irá consultar o perfil associado ao ponto de medição associado ao ativo de carga e ao agente correspondente. Se esse perfil pertencer a classe Consumidor Especial seu Requisito será associado à fonte Especial. Se o perfil pertencer a classe Consumidor Livre, seu Requisito será associado à fonte Não Especial.
Lembrando que o Thunders valida a classe do agente/ativo físico/ponto de medição pelo cadastro do agente no módulo CRM (aba de perfis do agente).
As mesmas regras de apuração de Lastro para os clientes representados/clientes de gestão (com relação a composição do Recurso e Requisito) também valem para a comercializadora Varejista, dado que ela também trabalha com consumidores finais. Porém, os dados não são apresentados no módulo na mesma tela. Os clientes representados tem seu resultado detalhado em aba específica e o resultado relacionado ao Varejo é apresentado consolidado para a comercializadora Varejista, na aba de “Minhas Empresas”: