Em conformidade com as regras estabelecidas pela CCEE, o Thunders considera a seguinte categorização de fontes de energia para fins de apuração de Lastro.
O Lastro é apurado por meio do cálculo REQUISITO - RECURSO.
O REQUISITO são as operações de VENDA de energia (para agentes de geração e o consumo para consumidores finais). Já o RECURSO são as operações de COMPRA de energia (para agentes de Geração, Comercialização e Consumidores Finais) e a Garantia Física para agentes de Geração (alguns agentes também podem utilizar a Geração ou a média móvel da geração como recurso para apuração de Lastro.
O módulo de Lastro do Thunders pode ser acessado em: Menu > Global > Lastro > Gestão de Lastro
Os resultados estão organizados na tela de acordo com o tipo de Agente CCEE, conforme apresentado abaixo:
Com relação aos filtros da tela tem-se as seguintes opções:
Com relação ao filtro de visualização, o usuário conta com duas opções:
A figura abaixo ilustra o comportamento dos filtros tomando como referência o mês de Julho/2024.
O módulo de Lastro, em princípio, não exige ações diretas dos usuários. Basicamente o sistema irá realizar os cálculos de Lastro baseando-se, principalmente, nas informações do Agente (cadastradas no módulo CRM) e no seu portfólio de operações, criado no módulo Operações. Para horizontes temporais consolidados, as informações do módulo podem ser sobrescritas/atualizadas no sistema por meio dos resultados divulgados pelos relatórios SUM001 e PEN001. As ações necessárias para tanto são detalhadas a seguir nesta rota de aprendizado.
Após o sistema ser atualizado com as informações dos relatórios mencionados, ele sinaliza para o usuário qual a fonte das informações utilizadas no cálculo do Lastro, de acordo com uma escala de cores que utiliza o AZUL CLARO para indicar dados oriundos de cadastro no Thunders, CINZA CLARO para informações provenientes do relatório SUM001 e CINZA ESCURO para informações provenientes do PEN001, conforme apontado abaixo:
Na imagem a seguir é ilustrado um exemplo onde, dentre os dados dos últimos doze meses, os 08 primeiros meses foram atualizados com o PEN001, 01 mês foi atualizado com o SUM001 e os últimos 03 meses foram estimados pelo Thunders. Pousando o mouse sobre o ícone gráfico o sistema também sinaliza o mês e a fonte do dado:
Vale notar que o ideal é que o usuário sempre trabalhe no Thunders com os últimos 10 meses atualizados pelo PEN001, o 11º mês atualizado pelo SUM001 e com o último mês apurado pelo Thunders, pois é neste que o agente ainda tem espaço para ação, dado que ele ainda não foi fechado.
Outro recurso gráfico interessante que o módulo traz é a possibilidade de se visualizar os valores de Lastro Especial, Não Especial e Final para os próximos 12 meses. Vamos tomar como exemplo o caso destacado abaixo da #Thunders Comercialização e Consultoria em Serviços de Energia Ltda:
Este agente está exposto em Lastro de Especial nos meses de Julho e Agosto de 2024 (barras laranjas). Nos próximos 10 meses o agente não tem exposição (barras verdes). Já no Lastro Não Especial, ele tem exposição de Julho a Fevereiro de 2025 (barras laranjas), estando coberto nos meses de Março à Junho de 2025 (barras verdes). O Resultado traz a posição final do agente, levando em conta a transferência de Lastro Especial para Não Especial. Abaixo, um detalhamento para os meses de Julho e Setembro de 2024:
Outros elementos exibidos nesta tela são os seguintes:
Quando aos Dashboards expostos na tela, eles trazem as seguintes informações:
Entendidos os recursos desta tela, que traz o resultado de todos os Agentes, é possível acessar o botão ao final da linha com o detalhamento dos resultados de cada Agente, conforme destacado na figura seguinte:
A tela com o detalhamento irá trazer:
O demonstrativo dos valores utilizados no cálculo das Penalidades Financeiras:
Demonstrativo dos valores utilizados no cálculo do valor de Lastro Final:
Alternando a visualização para o recurso gráfico, o usuário tem acesso a esses números nos formatos de gráfico de barras e gráfico de linhas:
Lembrando que, em conformidade com as metodologias da CCEE, o sistema estima o valor do Lastro fazendo Requisito - Recurso. Portanto, os valores NEGATIVOS de Lastro apontados pelo gráfico de linha estão relacionados ao agente que NÃO está exposto e portanto, não está sujeito ao pagamento de penalidades.
Pousando o mouse sobre as barras e pontos, o sistema aponta os valores para o usuário:
Os valores exibidos no gráfico também podem ser ocultados e exibidos, clicando-se sobre a legenda:
Os mesmos recursos são válidos para as informações de Lastro Especial e Não Especial.
Demonstrativo dos valores utilizados no cálculo do valor de Lastro Especial e Não Especial:
No caso dos agentes de Comercialização, os Recursos serão apenas os contratos de Compra de Energia, e os Requisitos, os contratos de Venda. Desta forma, as demais linhas serão apresentadas vazias.