Para usinas HIDRÁULICAS com contratos de energia ACL e/ou no ACR e que NÃO pertencem ao MRE, os campos apresentados na VISÃO MENSAL são os seguintes:
1. RECURSOS: Primeiramente, são apresentados o conjunto de dados relacionados aos recursos da usina, como Geração, Garantia Física, Compras de energia, etc.
Os campos são detalhados a seguir:
1.1 Garantia Física: o sistema busca e exibe aqui o valor de Garantia Física de acordo com a informação cadastrada no CRM (Menu > Global > CRM > Ativos Físicos) e atualizada no módulo Garantia Física (Menu > Geração > Garantia Física) do Thunders. Quando selecionada a unidade MWhora, é exibido neste campo o valor médio da GF multiplicado pelo número de horas do mês correspondente.
1.2 Garantia Física Sazonalizada: o sistema busca e exibe aqui o valor de Garantia Física Sazonalizada também de acordo com a informação cadastrada no módulo Garantia Física do Thunders (Menu > Geração > Garantia Física). Caso os valores sazonalizados não tenham sido informados por um usuário no módulo Garantia Física, o sistema repete a informação do campo anterior.
1.3 Garantia Física – CG: o sistema exibe o valor estimado para a Garantia Física no Centro de Gravidade, ou seja: o valor da Garantia Física Sazonalizada descontadas as perdas correspondentes. O tipo de perda considerada nesse cálculo (se serão subtraídas a Perda da Rede Básica E Perda da Rede Compartilhada ou somente Rede Básica ou nenhuma das duas) deve ser informado no cadastro do ativo físico de geração, no módulo CRM (Menu > Global > CRM > Ativos Físicos > [Opção para editar ou cadastrar] > [Aba: Info. Específicas]. O cálculo pode ser realizado de acordo com as seguintes regras (com a possibilidade de ser diferenciado para períodos diferentes):
- Garantia Física; (somente GF).
- Garantia Física – Rede Básica – Perdas internas; (GF menos perda da rede básica menos perda interna).
- Garantia Física – Rede Básica; (GF menos perda da rede básica).
Vale ressaltar que o valor da perda em unidade de volume é apurado a partir da aplicação do valor percentual sobre o valor de referência da Garantia Física.
1.4 Geração Total: o sistema exibe o valor da Geração Total que migrou para o Thunders via integração com a CCEE/SCDE. O valor exibido aqui é o mesmo exibido na tela de Coleta do Módulo Medição (Menu > Global > Medição > Coleta).
1.5 Geração – CG: exibe o valor estimado para a Geração no Centro de Gravidade, ou seja: a Geração Bruta descontadas as perdas (da Rede Básica e Perda Interna, se houverem). Após o upload do MED03 este campo é atualizado com o valor do acrônimo TGG a,s,r,w / a,s,j.
1.6 ACL – Compras: exibe o volume de operações de compras cadastradas no módulo Operações (Menu > Global > Operações > ACL > [Aba: Compras]), onde o agente CCEE (que está vinculado ao ativo físico de geração) é a Parte da operação.
Lembrando que, para que as operações de compra cadastradas no módulo Operações sensibilizem este campo é necessário que o perfil CCEE selecionado na operação esteja ativado no cadastro do ativo físico de geração no módulo CRM (Menu > Global > CRM > Ativos Físicos > [Opção: editar ou cadastrar] > [Aba: Perfis]).
Recursos – Total: apresenta o valor obtido pela soma entre a geração no centro de gravidade e os contratos de compra.
2. DETALHES: aqui são exibidos valores de parâmetros que interferem na estimativa do valor do Recurso Total.
2.1 Perdas da Rede Básica: valor em unidade de volume (MWh ou MWm) apurado conforme o valor percentual informado no módulo de Medição (Menu > Global > Medição > Configurações > Perda da Rede Básica), por submercado.
2.2 Perdas da Rede Básica: valor percentual informado no módulo de Medição (Menu > Global > Medição > Configurações > Perda da Rede Básica), por submercado.
2.3 Perdas Internas: valor em unidade de volume (MWh ou MWm) apurado conforme as premissas descritas a seguir:
Para compreender bem os valores de perda interna apresentados pelo Thunders, é importante diferenciar três horizontes temporais: valores realizados (meses que já passaram); valor atual (mês corrente) e valores projetados (meses futuros).
- Valores realizados (meses que já passaram): atualizado com o upload do arquivo “Perda_interna (P_G)” por ponto de medição no módulo CCEE (Menu > Geração > CCEE).
- Valor atual (mês corrente): o valor da perda interna no mês corrente é determinado pelo Thunders, baseado na topologia da rede interna da usina, informada em Menu > Global > Medição > Configurações > Redes Compartilhadas.
- Valores projetados (meses futuros): os valores projetados da perda interna devem ser inseridos no sistema por meio da criação de cenários de medição (Menu > Global > Medição > Projeção).
2.4 Perdas Internas: valor percentual relacionado à perda interna.
2.5 Consumo Interno: consumo interno da usina atualizado no Thunders por meio da integração Thunders > CCEE/SCDE, operacionalizada pelo módulo “Medição” (Menu > Global > Medição).
2.6 Geração em Testes: volume de geração associado ao período de testes da usina, ou seja, antes de sua entrada em operação comercial.
3. REQUISITOS: conjunto de dados relacionados aos requisitos da usina, ou seja, a sua contratação de energia.
3.1 Contratos ACR: volume de energia comprometido em contratos do ACR devidamente cadastrados no módulo Operações (Menu > Global > Operações > ACR).
3.2 Contratos ACR (Sazonalizado): valor sazonalizado do(s) contrato(s) para o mês, atualizado no módulo Operações, aba Sazonalidade (Menu > Global > Operações > Sazonalidade > [Aba: ACR] > [Opção para atualizar os valores de sazonalidade da operação).
3.3 ACL – Vendas: volume de energia comprometido em contratos de Venda no ACL, devidamente cadastrados no módulo Operações (Menu > Global > Operações > ACL > [Aba: Vendas]).
Lembrando que, para que as operações de venda cadastradas no módulo Operações sensibilizem este campo é necessário que o perfil CCEE selecionado na operação esteja ativado no cadastro do ativo físico de geração no módulo CRM (Menu > Global > CRM > Ativos Físicos > [Opção: editar ou cadastrar] > [Aba: Perfis]), assim como apontado para as operações de compra.
4. BALANÇO: balanço energético final da usina e por ambiente de contratação (ACL/ACR):
4.1 Balanço ACR: resultado da diferença entre os contratos de Compra e Venda (Compra – Venda / Recurso - Requisito) firmados no ACR e devidamente cadastrados no módulo Operações (Menu > Global > Operações > ACR).
4.2 Balanço ACL: resultado da diferença entre os contratos de Compra e Venda (Compra – Venda / Recurso - Requisito) firmados no ACL e devidamente cadastrados no módulo Operações (Menu > Global > Operações > ACL).
4.3 Balanço Final: resultado da diferença entre o Recurso Total estimado para a usina e o resultado do balanço energético para ambos os ambientes de contratação (Geração no Centro de Gravidade + operações de Compra no ACL e ACR – Operações de venda no ACL e ACR).
4.4 Diferença GF Sazonalizada e Geração no CG: exibe a diferença entre a Garantia Física Sazonalizada no Centro de Gravidade para o mês e a Geração no Centro de Gravidade da usina.
5. FINANCEIRO
5.1 Receita ACR: receita obtida por meio dos contratos ACR devidamente criados no módulo Operações (preço ACR reajustado vezes volume contratado).
5.2 Ressarcimentos e Ajustes ACR: campo relacionado a contratos ACR do Proinfa. O sistema apura o valor total do contrato para o ano anterior menos a energia entregue e divide por 12.
5.3 Ressarcimentos e Ajustes (Provisão MCP): referente ao somatório do ano anterior do campo "Resultado MCP" divido por 12.
5.4 Resultado ACR: volume comprometido com contratos no ACR multiplicado pelos preços correspondentes.
5.5 ACL - Preço Médio Compras: preço médio praticado nas operações de compra do ACL (devidamente cadastradas no módulo Operações). O cálculo do preço médio é ponderado pelo volume das operações.
5.6 ACL - Preço Médio Vendas: preço médio praticado nas operações de venda do ACL (devidamente cadastradas no módulo Operações). O cálculo do preço médio é ponderado pelo volume das operações.
5.7 Resultado ACL: valor total apurado para as operações de venda no ACL (preço vezes volume) subtraído o valor total das operações de compra de energia no ACL (também preço vezes volume).
5.8 PLD: o valor utilizado para o PLD depende do horizonte temporal: para períodos já realizados, o sistema utiliza o PLD divulgado. Para períodos futuros, o sistema utiliza o valor do cenário de preço selecionado.
5.9 Testes x PLD: volume da geração em testes multiplicado pelo PLD. Novamente, o valor utilizado para o PLD depende do horizonte temporal: para períodos já realizados, o sistema utiliza o PLD divulgado. Para períodos futuros, o sistema utiliza o valor do cenário de preço selecionado.
5.10 ACL x PLD: volume comprometido com contratos ACL multiplicado pelo PLD. Novamente, o valor utilizado para o PLD depende do horizonte temporal: para períodos já realizados, o sistema utiliza o PLD divulgado. Para períodos futuros, o sistema utiliza o valor do cenário de preço selecionado.
5.11 ACR x PLD: volume comprometido com contratos ACR multiplicado pelo PLD. Novamente, o valor utilizado para o PLD depende do horizonte temporal: para períodos já realizados, o sistema utiliza o PLD divulgado. Para períodos futuros, o sistema utiliza o valor do cenário de preço selecionado.
5.12 Resultado MCP: volume NET da contratação ACL multiplicado pelo PLD (o valor utilizado para o PLD depende do horizonte temporal: para períodos já realizados, o sistema utiliza o PLD divulgado. Para períodos futuros, o sistema utiliza o valor do cenário de preço selecionado). Novamente, o valor utilizado para o PLD depende do horizonte temporal: para períodos já realizados, o sistema utiliza o PLD divulgado. Para períodos futuros, o sistema utiliza o valor do cenário de preço selecionado.
5.13 Recontabilização: campo atualizado com o upload do SUM01 utilizando o acrônimo AJU_RECON a,m.
5.14 Resultado Total (R$): o sistema realiza a seguinte estimativa “Receita Fixa ACR” + “Receita Contratos ACL” + “Resultado MCP”. Após o upload do SUM01 o campo assume o seguinte cálculo: “Receita Fixa ACR” + “Receita Contratos ACL” + “V_TOT_LIQUI α,m”.
5.15 Outros ajustes (R$): campo atualizado com o upload do SUM01. O sistema considera o resultado total da usina menos os valores de contratação, valores do MCP e recontabilização.
VISÃO ANUAL
Na visão anual estão presentes os seguintes campos:
Balanço (ACL): balanço das operações de energia no ACL, no ano. O sistema realiza Compras – Vendas.
ACL – Compras: volume de compras realizadas no ACL, no ano.
ACL – Vendas: volume de vendas realizadas no ACL, no ano.
Ressarcimentos de Ajustes ACR: este campo exibe valores apenas para usinas que tenham contratos comprometidos com o Proinfa. Ele realiza o somatório do valor de todos os contratos ACR e subtrai o valor da energia contratada para o período.
Ressarcimentos e Ajustes (Provisão MRE): este campo exibe valores apenas para usinas que participam do MRE (porém é um campo fixo).
Ressarcimentos e Ajustes (Provisão MCP): é referente ao somatório do ano anterior do campo "Resultado MCP" divido por 12.
Volume Contratado: volume total contratado no ACL, no ano.
% de Entrega em relação ao contrato ACR: razão obtida entre a Geração Sazonalizada no Centro de Gravidade Total dividido pelo volume total contratado no ACR, no ano, pela usina.
Consumo interno: consumo interno da usina consolidado para o ano. O valor do consumo interno da usina é obtido mensalmente pelo Thunders por meio da integração com o SCDE/CCEE (módulo de Medição).
Garantia Física: Garantia Física Total para o ano. Cadastrada no módulo CRM (Menu > Global > CRM > Ativos Físicos) e atualizada no Módulo Garantia Física (Menu > Geração > Garantia Física).
Geração Total: Geração Total realizada no ano. Valor atualizado no Thunders pela medição do SCDE.