Para usinas HIDRÁULICAS com contratos de energia ACL e/ou no ACR e que PERTENCEM ao MRE, os campos apresentados na VISÃO MENSAL são os seguintes:
1. RECURSOS
1.1 Garantia Física: o sistema busca e exibe aqui o valor de Garantia Física de acordo com a informação cadastrada no módulo CRM (Menu > Global > CRM > Ativos Físicos) e atualizada no módulo Garantia Física do Thunders (Menu > Geração > Garantia Física).
1.2 Garantia Física Sazonalizada: o sistema busca e exibe aqui o valor de Garantia Física Sazonalizada para LASTRO também de acordo com a informação cadastrada no módulo Garantia Física do Thunders (Menu > Geração > Garantia Física). Caso os valores sazonalizados não tenham sido informados no módulo Garantia Física o sistema repete a informação do campo anterior.
1.3 Garantia Física – CG: o sistema exibe o valor estimado para a Garantia Física no Centro de Gravidade, ou seja: o valor da Garantia Física Sazonalizada descontadas as perdas correspondentes. O tipo de perda considerada nessa subtração (se serão subtraídas a Perda da Rede Básica E Perda da Rede Compartilhada ou somente Rede Básica ou nenhuma das duas) deve ser informado no cadastro do ativo físico de geração, no módulo CRM (Menu > Global > CRM > Ativos Físicos > [Opção para editar ou cadastrar] > [Aba: Info. Específicas]. O cálculo pode ser realizado de acordo com as seguintes regras (e para períodos diferentes):
- Garantia Física; (somente GF).
- Garantia Física – Rede Básica – Perdas internas; (GF menos perda da rede básica menos perda interna).
- Garantia Física – Rede Básica; (GF menos perda da rede básica).
Vale ressaltar que o valor da perda em unidade de volume é apurado a partir da aplicação do valor percentual sobre o valor de referência da Garantia Física.
1.4 Geração – CG: exibe o valor estimado para a Geração no Centro de Gravidade, ou seja: a Geração Bruta descontadas as perdas (da Rede Básica e Perda Interna, se houverem). O valor da geração bruta é aquele exibido no módulo de Medição, que migra para o Thunders via Integração com a CCEE/SCDE.
1.5 Energia Disponível: resultado da soma entre a Geração no Centro de Gravidade e o resultado entre as trocas do MRE descontadas a Energia Secundária. Ou seja: Geração no CG MAIS (ou MENOS) a Energia Realocada do MRE descontada a Energia Secundária se houver.
1.6 ACL - Compras: exibe o volume de operações de compras cadastradas no módulo Operações (Menu > Global > Operações > ACL > [Aba: Compras]), onde o agente CCEE (que está vinculado ao ativo físico de geração) é a Parte da operação.
Lembrando que, para que as operações de compra cadastradas no módulo Operações sensibilizem este campo é necessário que o perfil CCEE selecionado na operação esteja ativado no cadastro do ativo físico de geração no módulo CRM (Menu > Global > CRM > Ativos Físicos > [Opção: editar ou cadastrar] > [Aba: Perfis]).
1.7 Recursos - Total: resultado da soma entre os campos Energia disponível e ACL - Compras.
2. MRE
2.1 Garantia Física Sazonalizada para o MRE: o sistema busca e exibe aqui o valor de Garantia Física Sazonalizada para MRE também de acordo com a informação cadastrada no módulo Garantia Física do Thunders (Menu > Geração > Garantia Física).
2.2 Garantia Física Sazonalizada para o MRE Ajustada (MRGF): exibe o valor da Garantia Física Sazonalizada para MRE (conforme cadastro no módulo Garantia Física) multiplicada pelo Fator de Disponibilidade da usina, que deve ser informado no módulo MRE: Menu > Geração > MRE > Cadastros > Fator de Disponibilidade.
2.3 Garantia Física para MRE ajustada ao GSF: resultado da multiplicação entre a Garantia Física Sazonalizada para o MRE Ajustada (MRGF) e o valor do GSF - Índice.
2.4 Energia Realocada: (+) recebendo do MRE | (-) cedendo para MRE: resultado da diferença entre a Garantia Física para MRE ajustada ao GSF e a Geração no CG.
2.5 Energia Secundária: caso o GSF seja menor que 100%, a Energia Secundária será igual a zero. Sendo maior que zero, o valor da energia secundária será igual a Garantia Física para MRE ajustada ao GSF menos a Garantia Física Sazonalizada para o MRE Ajustada (MRGF).
2.6 GSF - Índice: índice cadastrado no módulo MRE (Menu > Geração > MRE > Tarifas e índices > [Aba: GSF].
3. RISCO HIDROLÓGICO
3.1 GSF Flat - Índice: índice cadastrado no módulo MRE (Menu > Geração > MRE > Tarifas e índices > [Aba: GSF].
3.2 Volume contratado: volumes estabelecidos nos contratos de Repactuação de Risco Hidrológico devidamente cadastrados em Menu > Geração > MRE > Risco Hidrológico.
3.3 Grau de Proteção: fator de proteção estabelecido no contrato de Risco Hidrológico.
3.4 Classe do Produto: classe do produto de risco informada no contrato de Risco Hidrológico.
3.5 Total Protegido / Garantia Fisica Saz MRE: volume contratado/protegido pelo contrato de risco hidrológico dividido pela Garantia Física Sazonalizada para o MRE Ajustada (MRGF).
3.6 Volume compensado pelo Seguro: se o grau de proteção for menor que o GSF Flat, não haverá volume. Caso seja maior, o campo apresentará o Grau de Proteção menos o GSF Flat multiplicado pelo volume contratado.
4. DETALHES
4.1 Perdas da Rede Básica: valor em unidade de volume (MWh ou MWm) apurado conforme o valor percentual informado no módulo de Medição (Menu > Global > Medição > Configurações > Perda da Rede Básica), por submercado.
4.2 Perdas da Rede Básica: valor percentual informado no módulo de Medição (Menu > Global > Medição > Configurações > Perda da Rede Básica), por submercado.
4.3 Perdas Internas: valor em unidade de volume (MWh ou MWm) apurado conforme as premissas descritas a seguir:
Para compreender bem os valores de perda interna apresentados pelo Thunders, é importante diferenciar três horizontes temporais: valores realizados (meses que já passaram); valor atual (mês corrente) e valores projetados (meses futuros).
- Valores realizados (meses que já passaram): atualizado com o upload do arquivo “Perda_interna (P_G)” por ponto de medição no módulo CCEE (Menu > Geração > CCEE).
- Valor atual (mês corrente): o valor da perda interna no mês corrente é determinado pelo Thunders, baseado na topologia da rede interna da usina, informada em Menu > Global > Medição > Configurações > Redes Compartilhadas.
- Valores projetados (meses futuros): os valores projetados da perda interna inseridos no sistema por meio da criação de cenários de medição (Menu > Global > Medição > Projeção).
4.4 Perdas Internas: valor percentual relacionado à perda interna.
4.5 Consumo Interno: consumo interno da usina atualizado no Thunders por meio da integração Thunders > CCEE/SCDE, operacionalizada pelo módulo “Medição”.
4.6 Geração em Testes: volume de geração associado ao período de testes da usina, ou seja, antes de sua entrada em operação comercial.
4.7 Fator de Disponibilidade? Valor do Fator de Disponibilidade cadastrado no módulo MRE.
5. REQUISITOS
5.1 Contratos ACR: volume de energia comprometido em contratos do ACR devidamente cadastrados no módulo Operações (Menu > Global > Operações > ACR).
5.2 Contratos ACR (Sazonalizado): valor sazonalizado do(s) contrato(s) para o mês, atualizado no módulo Operações, aba Sazonalidade (Menu > Global > Operações > Sazonalidade > [Aba: ACR] > [Opção para atualizar os valores de sazonalidade da operação).
5.3 ACL – Vendas: volume de energia comprometido em contratos de Venda no ACL, devidamente cadastrados no módulo Operações (Menu > Global > Operações > ACL > [Aba: Vendas]).
Lembrando que, para que as operações de venda cadastradas no módulo Operações sensibilizem este campo é necessário que o perfil CCEE selecionado na operação esteja ativado no cadastro do ativo físico de geração no módulo CRM (Menu > Global > CRM > Ativos Físicos > [Opção: editar ou cadastrar] > [Aba: Perfis]), assim como apontado para as operações de Compra (item 1.6).
6. BALANÇO
6.1 Balanço Energético: o balanço energético apresenta o resultado da Geração (acrescida/diminuída os ajustes do MRE) mais as operações de compra menos as operações de venda (ACR e ACL).
6.2 Diferença GF Sazonalizada e Geração no CG: exibe a diferença entre a Garantia Física Sazonalizada no Centro de Gravidade para o mês e a Geração no Centro de Gravidade da usina.
7. FINANCEIRO
7.1 Receita ACR: receita obtida por meio dos contratos ACR devidamente criados no módulo Operações (preço ACR reajustado vezes volume contratado).
7.2 Ressarcimentos e Ajustes ACR: campo relacionado a contratos ACR do Proinfa. O sistema apura o valor total do contrato para o ano anterior menos a energia entregue e divide por 12.
7.3 Resultado ACR: volume comprometido com contratos no ACR multiplicado pelos preços correspondentes (menos ressarcimentos e ajustes ACR quando for o caso).
7.4 TEO: Valor da Tarifa de Otimização do sistema, conforme cadastrado no módulo MRE.
7.5 Compensação MRE (+) recebe | (-) pagar: valor da energia alocada no âmbito das trocas do MRE multiplicada pela TEO.
7.6 Risco Hidrológico - Prêmio: volume dos contratos de Risco Hidrológico multiplicados pelos preços estabelecidos em tais contratos.
7.7 Risco Hidrológico - Compensação: volume compensado pelo seguro multiplicado pelo PLD.
7.8 ACL - Preço Médio Compras: preço médio praticado nas operações de compra do ACL (devidamente cadastradas no módulo Operações).
7.9 ACL - Preço Médio Vendas: preço médio praticado nas operações de venda do ACL (devidamente cadastradas no módulo Operações).
7.10 Resultado ACL: valor total apurado para as operações de venda no ACL (preço vezes volume) subtraído o valor total das operações de compra de energia no ACL (também preço vezes volume).
7.11 PLD: o valor utilizado para o PLD depende do horizonte temporal: para períodos já realizados, o sistema utiliza o PLD divulgado. Para períodos futuros, o sistema utiliza o valor do cenário de preço selecionado.
7.12 Energia Secundária: resultado da energia secundária vezes o PLD multiplicado por 1 - o montante protegido dividido pela Garantia Física Sazonalizada para MRE. Lembrando que apenas contratos de Risco Hidrológico com produtos do tipo P preservam o direito a liquidação da energia secundária.
7.13 Testes X PLD: volume da geração em testes multiplicado pelo PLD. O valor utilizado para o PLD depende do horizonte temporal: para períodos já realizados, o sistema utiliza o PLD divulgado. Para períodos futuros, o sistema utiliza o valor do cenário de preço selecionado.
7.14 Resultado MCP: volume net da contratação ACL multiplicado pelo PLD. O valor utilizado para o PLD depende do horizonte temporal: para períodos já realizados, o sistema utiliza o PLD divulgado. Para períodos futuros, o sistema utiliza o valor do cenário de preço selecionado.
7.15 Resultado Total: Resultado da soma dos seguintes campos: Resultado financeiro do ACR, Resultado da Compensação do MRE, Compensação do Risco Hidrológico, Resultado ACL, Energia Secundária, Geração em Testes, Resultado do MCP menos o Prêmio do Risco Hidrológico.
VISÃO ANUAL
Na visão anual estão presentes os seguintes campos:
Balanço (ACL): balanço das operações de energia no ACL, no ano. O sistema realiza Compras – Vendas.
ACL – Compras: volume de compras realizadas no ACL, no ano.
ACL – Vendas: volume de vendas realizadas no ACL, no ano.
Ressarcimentos de Ajustes ACR: este campo exibe valores apenas para usinas que tenham contratos comprometidos com o Proinfa. Valor consolidado anualmente do campo 5.2.
Ressarcimentos e Ajustes (Provisão MRE): valor consolidado anualmente do campo 5.3.
Volume Contratado: volume total de contratos com fornecimento no ano.
% de Entrega em relação ao contrato ACR: razão obtida entre a Garantia Física Sazonalizada para MRE no ano dividida pelo volume total contratado no ACR, no ano.
Consumo interno: consumo interno da usina consolidado para o ano. O valor do consumo interno da usina é obtido mensalmente pelo Thunders por meio da integração com o SCDE/CCEE (módulo de Medição).
Garantia Física: Garantia Física Total para o ano.
Geração Total: Geração Total realizada no ano.