Logotipo da universidade Thunders

Distribuição

Veja os cursos que preparamos para você conhecer todos os módulos e suas funcionalidades no Thunders Distribuição.

Gestão de portfólio
|
Gestão de Portfólio

Certificados de Contratação de Energia no Ambiente Regulado por Disponibilidade (CCEARd) para usinas Eólicas

Detalhamento dos campos de visão mensal, anual e quadrienal para contratos do tipo Disponibilidade (CCEARd)
Geração

De forma diferente dos contratos de Energia de Reserva, a participação num contrato por disponibilidade não exige o comprometimento total da usina. Ou seja: ela continua “livre” para adquirir e vender energia no ACL, paralelamente ao atendimento do CCEARd. Devido a isso, a Receita Variável dessas usinas não é apurada, dado que a energia adicional gerada é liquidada no ambiente livre.

O que são calculados conforme as regras estabelecidas pelos Leilões são os valores de Ressarcimento, tanto Anual quanto Quadrienal. Um limite comum praticado é de 90%. Assim, os saldos abaixo de 90% e entre 90% e 100% são ressarcidos anualmente e quadrienalmente, respectivamente.

Visão mensal do balanço energético de usinas comprometidas com contratos por Disponibilidade.

Garantia Física Total: é exibido o valor da Garantia Física informada no cadastro do ativo físico (usina) (Menu > Global > CRM > Ativos Físicos).

Garantia Física Sazonalizada: é exibido o valor sazonalizado para o mês, conforme cadastrado no módulo CRM (Menu > GLobal > CRM > Ativos Físicos) e atualização no módulo de Garantia Física (Menu > Geração > Garantia Física).

Geração Total: é exibido o valor da geração bruta total, que vem do módulo de Medição do Thunders (Menu > Global > Medição > Coleta/Consolidação), que, por sua vez, reflete os valores registrados no SCDE/CCEE.

Perda da Rede Básica: valor percentual informado no módulo de Medição (Menu > Global > Medição > Configurações > Perda da Rede Básica), por submercado.

Perda interna: para compreender bem os valores de perda interna apresentados pelo Thunders, é importante diferenciar três horizontes temporais: valores realizados (meses que já passaram); valor atual (mês corrente) e valores projetados (meses futuros).

- Valores realizados (meses que já passaram): atualizado com a informação do arquivo “Perda_interna (P_G) por ponto de medição”.

- Valor atual (mês corrente): o valor da perda interna no mês corrente é determinado pelo Thunders, baseado na topologia da rede interna da usina, informada em Menu > Global > Medição > Configurações > Redes Compartilhadas. 

- Valores projetados (meses futuros): os valores projetados da perda interna podem ser inseridos no sistema por meio da criação de cenários de medição (Menu > Global > Medição > Projeção).

Garantia Física Sazonalizada no CG: é o valor da garantia física sazonalizada no mês menos as perdas consideradas no cálculo. Os tipos de perdas incluídas neste cálculo (nenhuma perda, perda interna e/ou perda da rede básica) são configuradas no módulo CRM, no cadastro do ativo físico, em “Info. Específicas”. O cálculo pode ser realizado de acordo com as seguintes regras (e para períodos diferentes):

- Garantia Física; (somente GF).

- Garantia Física – Rede Básica – Perdas internas; (GF menos perda da rede básica menos perda interna).

- Garantia Física – Rede Básica; (GF menos perda da rede básica).

Opção para cadastro da forma de cálculo da Garantia Física no Centro de Gravidade no módulo CRM, durante cadastro e/ou edição do ativo físico de geração.

Contratação ACR: volume comprometido com contratos ACR (contratos cadastrados no módulo “Operações” > “ACR”).

Descontratação MCSD: essa informação vem do Módulo Operações > ACR > Boleta CCEARd > Informações opcionais > MCSD.

Composição da usina (ACR/GF): a composição da usina é calculada por meio da razão entre o volume comprometido com contratos ACR e a Garantia Física Sazonalizada no Centro de Gravidade. Basicamente, o ajuste dessa composição determina quanto de energia a usina direciona ao atendimento do contrato ACR, no mês a mês.

O valor pode ser ajustado manualmente na tela de listagem dos contratos CCEARd (Menu > Global > Operações > ACR > CCEARd), no símbolo de engrenagem (ajuste mensal).

Opção para ajuste da composição, contrato a contrato.

Ou também pode ser ajustado em lote, por meio do preenchimento e upload de uma planilha padrão.

Opção para ajuste da composição em lote.

Perdas Internas: valor das perdas internas em MWh ou MWm.

Geração no CG: valor da geração bruta menos o valor das perdas interna e da perda da rede básica. Após o upload do MED03 este campo é atualizado com o valor do TGG a,s,r,w / a,s,j.

Geração Líquida para ACR: valor obtido pela multiplicação da Composição da Usina pela Geração no Centro de Gravidade.

Contratos ACL: apresenta o saldo de volume das operações boletadas no módulo “Operações ACL”. Vendas são consideradas com sinal negativo e compras com sinal positivo. Para que os valores sejam buscados corretamente pelo Thunders, é importante que os perfis em que a usina realiza operações estejam configurados no cadastro no ativo físico, no módulo CRM (Menu > Global > ACRM > Ativos Físicos > Perfis).

Destaque para a aba dos perfis do ativo físico cujas operações relacionadas devem sensibilizar o módulo Gestão de Portfólio.

PCL - Posição Contratual Líquida: este campo é atualizado por meio do upload do SUM001, e apresenta o volume total negociado no ACR e no ACL. O acrônimo utilizado é o PCL a,s,r,w / a,s,j.

Geração Liquida MCP: apresenta o saldo de volume entre a “Geração no Centro de Gravidade”, a “Geração Líquida para o ACR” e os “Contratos ACL” e o consumo interno da usina (o consumo interno da usina é o acrônimo TGGC a,s,r,w / a,s,j).

Dif. Alocado ACR – Contrato: valor da diferença entre os campos “Geração Líquida para ACR” e “Contratação ACR”.

Preço ACR: preço estimado para o contrato ACR, obtido por meio do valor reajustado da Receita Fixa no momento do leilão relacionado ao contrato ACR.

Preço ACL: preço médio estimado para o ACL, obtido das operações boletadas no módulo de “Operações” > ACL.

PLD Médio do Submercado: para meses passados, exibe o valor do PLD Consolidado. Para os demais meses, exibe o valor do cenário de preço selecionado.

Receita Fixa ACR: exibe o valor do produto entre os campos “Contratação ACR” e o “Preço ACR”.

Receita Contratos ACL: valor da receita com os contratos ACL, obtido das operações boletadas no módulo de “Operações” > ACL.

Resultado MCP: valor da “Geração Líquida para o MCP” multiplicado pelo “PLD Médio do Submercado” da usina correspondente. Após upload do SUM01 o campo utiliza o acrônimo TM_MCP a,m.

ECD: Efeito de Contratação por Disponibilidade. Quando o volume contratado no ACR é maior que a geração no CG, o Thunders faz o cálculo da seguinte forma:

[Volume contratado – (Geração no CG * Composição da usina)]*PLD.

Após o upload do SUM01 o campo utiliza o acrônimo ECD a,m.

Ressarcimento anual: valor da parcela mensal ligada ao ressarcimento dos saldos acumulados no final do ANO anterior. O cálculo do ressarcimento é realizado de acordo com a regras cadastradas no produto do Leilão relacionado, no módulo Operações > Leilões.

Ressarcimento quadrienal: valor da parcela mensal ligada ao ressarcimento dos saldos acumulados no final do QUADRIÊNIO anterior. O cálculo do ressarcimento é realizado de acordo com a regras cadastradas no produto do Leilão relacionado, no módulo Operações > Leilões.

Resultado TM_MCP + ECD: campo atualizado com o upload do arquivo SUM001.

Valor Total a ser liquidado: atualiza com o upload do SUM01 utilizando a soma dos acrônimos TM_MCP a,m + ECD a,m.

Recontabilização: atualiza com o upload do SUM01 utilizando o acrônimo AJU_RECON a,m.

Resultado Total CCEE: atualiza após o upload do SUM01 utilizando o acrônimo V_TOT_LIQUI α,m.

Resultado Total: o sistema realiza a seguinte estimativa “Receita Fixa ACR” + “Receita Contratos ACL” + “Resultado MCP”. Após o upload do SUM01 o campo assume o seguinte cálculo: “Receita Fixa ACR” + “Receita Contratos ACL” + “V_TOT_LIQUI α,m”.

Outros ajustes: atualiza após a importação do SUM001 e apura o valor de outros ajustes divulgados pela CCEE.

Valores apresentados pela tabela de visão ANUAL

Garantia Física: Garantia Física ANUAL conforme cadastro do ativo físico no módulo CRM (Menu > Global > CRM > [Aba: Ativos Físicos])

Geração Total: Geração total anual registrada pelo ativo físico no SCDE/CCEE atualizada no Thunders por meio da integração com a CCEE.

Perdas da rede básica: o sistema apura o valor anual da perda da rede básica utilizando o valor percentual cadastrado no módulo Medição, por submercado (Menu > Global > Medição > Configurações > [Aba: Perda da Rede Básica).

O sistema aplica este percentual ao valor da Geração Total da usina, mês a mês, e depois soma os valores do ano.

Onde i = ao número de meses do ano.

Contratação ACR: volume anual contratado no ACR de acordo com a operação cadastrada no módulo Operações. 

Consumo da Geração: consumo interno da usina anual registrado pelo ativo físico no SCDE/CCEE atualizada no Thunders por meio da integração com a CCEE.

Geração no CG: Geração anual no Centro de Gravidade, ou seja: a geração anual descontadas as perdas.

Garantia Física no CG: Garantia Física Anual descontadas as perdas.

Entrega ACL: volume comprometido com contratos ACL no ano.

Geração liquida para ACR: Geração no Centro de Gravidade ajustada pela Composição da Usina consolidada para o ano.

Dif Alocado ACR – Contrato: diferença entre a Geração Líquida para o ACR acumulada no final de cada ano e o volume contratado no ACR também acumulado ao final de cada ano.

Dif 90%: Resultado da diferença entre a Geração Líquida para o ACR e 90% do volume anual comprometido com contratos do ACR.

Percentual de entrega do contrato: razão entre a Geração Líquida para o ACR e a Contratação ACR consolidada para o ano vezes 100.

Percentual de entrega de 90%: razão entre a Geração Líquida para o ACR e 90% da Contratação ACR consolidada para o ano vezes 100.

Receita fixa: receita fixa consolidada para o ano, apurada conforme regras do leilão e reajuste.

Resultado MCP: resultado do net entre os recursos e requisitos da usina no mês a mês valorado ao PLD.

Receita de contratos ACL: receita obtida pelos contratos negociados no ACL.

Ressarcimento: ressarcimento anual calculado pelo sistema por meio das regras cadastradas para o Leilão correspondente no módulo de Operações.

Resultado total: resultado financeiro da usina consolidado para o ano.

Valores apresentados pela tabela de visão QUADRIENAL:

Garantia Física: Garantia Física consolidada para o quadriênio.

Geração Total: Geração total consolidada para o quadriênio.

Geração no CG: Geração no Centro de Gravidade consolidada para o quadriênio.

Contratação ACR: volume comprometido com contratos ACR no quadriênio.

Entrega ACL: volume de energia negociada no ACL no quadriênio.

Geração Líquida para o ACR: volume da geração de energia no centro de gravidade ajustada pela Composição da usina no quadriênio. 

Dif Alocado ACR – Contrato: diferença entre a Geração Líquida para o ACR e o volume comprometido com contratos ACR consolidado para o quadriênio.

Percentual de entrega do contrato: razão entre a Geração Líquida para o ACR e a Contratação ACR consolidada para o quadriênio vezes 100.

Percentual de entrega de 90%: razão entre a Geração Líquida para o ACR e 90% da Contratação ACR consolidada para o quadriênio vezes 100.

Receita fixa (R$): receita fixa consolidada para o quadriênio, apurada conforme regras do leilão e reajuste.

Resultado MCP: volume net entre compras e vendas vezes o PLD, consolidado quadrienalmente.

Receita de contratos ACL: receita obtida com contratos de energia no ACL consolidada quadrienalmente.

Ressarcimento (R$): ressarcimento anual calculado pelo sistema por meio das regras cadastradas para o Leilão correspondente no módulo de Operações.

Resultado total: resultado financeiro obtido pela usina no quadriênio.

Subtreinamentos de
Gestão de Portfólio
1
Gestão de Portfólio
Opções de filtro e dashboards com os principais resultados
Visão mensal do balanço energético e financeiro da usina
Visão anual do resultado da usina
Visão quadrienal do resultado da usina (para contratos do tipo CER e CCEARd)
Ferramenta gráfica para visualização dos resultados
Balanço energético para usinas hidráulicas FORA do MRE
Balanço energético para usinas hidráulicas participantes do MRE
Contratos de Energia de Reserva (CER) para usinas Eólicas
Certificados de Contratação de Energia no Ambiente Regulado por Disponibilidade (CCEARd) para usinas Eólicas
Usinas eólicas com contratos de energia no ACL
Voltar para a rota de aprendizado

FAQs de

Gestão de Portfólio

Em breve adicionaremos perguntas relacionadas a este treinamento.

Veja as últimas atualizações de

Gestão de portfólio

Precisa de uma ajuda extra?
Fala conosco em um de nossos canais
Telefone
+55 (11) 3181-8999
skype
suporte.thunders
e-mail
suporte@thunders.com.br
Este conteúdo foi útil para você?
Agradecemos o feedback!
Fechar modal
Sim
Não