De forma diferente dos contratos de Energia de Reserva, a participação num contrato por disponibilidade não exige o comprometimento total da usina. Ou seja: ela continua “livre” para adquirir e vender energia no ACL, paralelamente ao atendimento do CCEARd. Devido a isso, a Receita Variável dessas usinas não é apurada, dado que a energia adicional gerada é liquidada no ambiente livre.
O que são calculados conforme as regras estabelecidas pelos Leilões são os valores de Ressarcimento, tanto Anual quanto Quadrienal. Um limite comum praticado é de 90%. Assim, os saldos abaixo de 90% e entre 90% e 100% são ressarcidos anualmente e quadrienalmente, respectivamente.
Visão mensal do balanço energético de usinas comprometidas com contratos por Disponibilidade.
Garantia Física Total: é exibido o valor da Garantia Física informada no cadastro do ativo físico (usina) (Menu > Global > CRM > Ativos Físicos).
Garantia Física Sazonalizada: é exibido o valor sazonalizado para o mês, conforme cadastrado no módulo CRM (Menu > GLobal > CRM > Ativos Físicos) e atualização no módulo de Garantia Física (Menu > Geração > Garantia Física).
Geração Total: é exibido o valor da geração bruta total, que vem do módulo de Medição do Thunders (Menu > Global > Medição > Coleta/Consolidação), que, por sua vez, reflete os valores registrados no SCDE/CCEE.
Perda da Rede Básica: valor percentual informado no módulo de Medição (Menu > Global > Medição > Configurações > Perda da Rede Básica), por submercado.
Perda interna: para compreender bem os valores de perda interna apresentados pelo Thunders, é importante diferenciar três horizontes temporais: valores realizados (meses que já passaram); valor atual (mês corrente) e valores projetados (meses futuros).
- Valores realizados (meses que já passaram): atualizado com a informação do arquivo “Perda_interna (P_G) por ponto de medição”.
- Valor atual (mês corrente): o valor da perda interna no mês corrente é determinado pelo Thunders, baseado na topologia da rede interna da usina, informada em Menu > Global > Medição > Configurações > Redes Compartilhadas.
- Valores projetados (meses futuros): os valores projetados da perda interna podem ser inseridos no sistema por meio da criação de cenários de medição (Menu > Global > Medição > Projeção).
Garantia Física Sazonalizada no CG: é o valor da garantia física sazonalizada no mês menos as perdas consideradas no cálculo. Os tipos de perdas incluídas neste cálculo (nenhuma perda, perda interna e/ou perda da rede básica) são configuradas no módulo CRM, no cadastro do ativo físico, em “Info. Específicas”. O cálculo pode ser realizado de acordo com as seguintes regras (e para períodos diferentes):
- Garantia Física; (somente GF).
- Garantia Física – Rede Básica – Perdas internas; (GF menos perda da rede básica menos perda interna).
- Garantia Física – Rede Básica; (GF menos perda da rede básica).
Contratação ACR: volume comprometido com contratos ACR (contratos cadastrados no módulo “Operações” > “ACR”).
Descontratação MCSD: essa informação vem do Módulo Operações > ACR > Boleta CCEARd > Informações opcionais > MCSD.
Composição da usina (ACR/GF): a composição da usina é calculada por meio da razão entre o volume comprometido com contratos ACR e a Garantia Física Sazonalizada no Centro de Gravidade. Basicamente, o ajuste dessa composição determina quanto de energia a usina direciona ao atendimento do contrato ACR, no mês a mês.
O valor pode ser ajustado manualmente na tela de listagem dos contratos CCEARd (Menu > Global > Operações > ACR > CCEARd), no símbolo de engrenagem (ajuste mensal).
Ou também pode ser ajustado em lote, por meio do preenchimento e upload de uma planilha padrão.
Perdas Internas: valor das perdas internas em MWh ou MWm.
Geração no CG: valor da geração bruta menos o valor das perdas interna e da perda da rede básica. Após o upload do MED03 este campo é atualizado com o valor do TGG a,s,r,w / a,s,j.
Geração Líquida para ACR: valor obtido pela multiplicação da Composição da Usina pela Geração no Centro de Gravidade.
Contratos ACL: apresenta o saldo de volume das operações boletadas no módulo “Operações ACL”. Vendas são consideradas com sinal negativo e compras com sinal positivo. Para que os valores sejam buscados corretamente pelo Thunders, é importante que os perfis em que a usina realiza operações estejam configurados no cadastro no ativo físico, no módulo CRM (Menu > Global > ACRM > Ativos Físicos > Perfis).
PCL - Posição Contratual Líquida: este campo é atualizado por meio do upload do SUM001, e apresenta o volume total negociado no ACR e no ACL. O acrônimo utilizado é o PCL a,s,r,w / a,s,j.
Geração Liquida MCP: apresenta o saldo de volume entre a “Geração no Centro de Gravidade”, a “Geração Líquida para o ACR” e os “Contratos ACL” e o consumo interno da usina (o consumo interno da usina é o acrônimo TGGC a,s,r,w / a,s,j).
Dif. Alocado ACR – Contrato: valor da diferença entre os campos “Geração Líquida para ACR” e “Contratação ACR”.
Preço ACR: preço estimado para o contrato ACR, obtido por meio do valor reajustado da Receita Fixa no momento do leilão relacionado ao contrato ACR.
Preço ACL: preço médio estimado para o ACL, obtido das operações boletadas no módulo de “Operações” > ACL.
PLD Médio do Submercado: para meses passados, exibe o valor do PLD Consolidado. Para os demais meses, exibe o valor do cenário de preço selecionado.
Receita Fixa ACR: exibe o valor do produto entre os campos “Contratação ACR” e o “Preço ACR”.
Receita Contratos ACL: valor da receita com os contratos ACL, obtido das operações boletadas no módulo de “Operações” > ACL.
Resultado MCP: valor da “Geração Líquida para o MCP” multiplicado pelo “PLD Médio do Submercado” da usina correspondente. Após upload do SUM01 o campo utiliza o acrônimo TM_MCP a,m.
ECD: Efeito de Contratação por Disponibilidade. Quando o volume contratado no ACR é maior que a geração no CG, o Thunders faz o cálculo da seguinte forma:
[Volume contratado – (Geração no CG * Composição da usina)]*PLD.
Após o upload do SUM01 o campo utiliza o acrônimo ECD a,m.
Ressarcimento anual: valor da parcela mensal ligada ao ressarcimento dos saldos acumulados no final do ANO anterior. O cálculo do ressarcimento é realizado de acordo com a regras cadastradas no produto do Leilão relacionado, no módulo Operações > Leilões.
Ressarcimento quadrienal: valor da parcela mensal ligada ao ressarcimento dos saldos acumulados no final do QUADRIÊNIO anterior. O cálculo do ressarcimento é realizado de acordo com a regras cadastradas no produto do Leilão relacionado, no módulo Operações > Leilões.
Resultado TM_MCP + ECD: campo atualizado com o upload do arquivo SUM001.
Valor Total a ser liquidado: atualiza com o upload do SUM01 utilizando a soma dos acrônimos TM_MCP a,m + ECD a,m.
Recontabilização: atualiza com o upload do SUM01 utilizando o acrônimo AJU_RECON a,m.
Resultado Total CCEE: atualiza após o upload do SUM01 utilizando o acrônimo V_TOT_LIQUI α,m.
Resultado Total: o sistema realiza a seguinte estimativa “Receita Fixa ACR” + “Receita Contratos ACL” + “Resultado MCP”. Após o upload do SUM01 o campo assume o seguinte cálculo: “Receita Fixa ACR” + “Receita Contratos ACL” + “V_TOT_LIQUI α,m”.
Outros ajustes: atualiza após a importação do SUM001 e apura o valor de outros ajustes divulgados pela CCEE.
Valores apresentados pela tabela de visão ANUAL
Garantia Física: Garantia Física ANUAL conforme cadastro do ativo físico no módulo CRM (Menu > Global > CRM > [Aba: Ativos Físicos])
Geração Total: Geração total anual registrada pelo ativo físico no SCDE/CCEE atualizada no Thunders por meio da integração com a CCEE.
Perdas da rede básica: o sistema apura o valor anual da perda da rede básica utilizando o valor percentual cadastrado no módulo Medição, por submercado (Menu > Global > Medição > Configurações > [Aba: Perda da Rede Básica).
O sistema aplica este percentual ao valor da Geração Total da usina, mês a mês, e depois soma os valores do ano.
Onde i = ao número de meses do ano.
Contratação ACR: volume anual contratado no ACR de acordo com a operação cadastrada no módulo Operações.
Consumo da Geração: consumo interno da usina anual registrado pelo ativo físico no SCDE/CCEE atualizada no Thunders por meio da integração com a CCEE.
Geração no CG: Geração anual no Centro de Gravidade, ou seja: a geração anual descontadas as perdas.
Garantia Física no CG: Garantia Física Anual descontadas as perdas.
Entrega ACL: volume comprometido com contratos ACL no ano.
Geração liquida para ACR: Geração no Centro de Gravidade ajustada pela Composição da Usina consolidada para o ano.
Dif Alocado ACR – Contrato: diferença entre a Geração Líquida para o ACR acumulada no final de cada ano e o volume contratado no ACR também acumulado ao final de cada ano.
Dif 90%: Resultado da diferença entre a Geração Líquida para o ACR e 90% do volume anual comprometido com contratos do ACR.
Percentual de entrega do contrato: razão entre a Geração Líquida para o ACR e a Contratação ACR consolidada para o ano vezes 100.
Percentual de entrega de 90%: razão entre a Geração Líquida para o ACR e 90% da Contratação ACR consolidada para o ano vezes 100.
Receita fixa: receita fixa consolidada para o ano, apurada conforme regras do leilão e reajuste.
Resultado MCP: resultado do net entre os recursos e requisitos da usina no mês a mês valorado ao PLD.
Receita de contratos ACL: receita obtida pelos contratos negociados no ACL.
Ressarcimento: ressarcimento anual calculado pelo sistema por meio das regras cadastradas para o Leilão correspondente no módulo de Operações.
Resultado total: resultado financeiro da usina consolidado para o ano.
Valores apresentados pela tabela de visão QUADRIENAL:
Garantia Física: Garantia Física consolidada para o quadriênio.
Geração Total: Geração total consolidada para o quadriênio.
Geração no CG: Geração no Centro de Gravidade consolidada para o quadriênio.
Contratação ACR: volume comprometido com contratos ACR no quadriênio.
Entrega ACL: volume de energia negociada no ACL no quadriênio.
Geração Líquida para o ACR: volume da geração de energia no centro de gravidade ajustada pela Composição da usina no quadriênio.
Dif Alocado ACR – Contrato: diferença entre a Geração Líquida para o ACR e o volume comprometido com contratos ACR consolidado para o quadriênio.
Percentual de entrega do contrato: razão entre a Geração Líquida para o ACR e a Contratação ACR consolidada para o quadriênio vezes 100.
Percentual de entrega de 90%: razão entre a Geração Líquida para o ACR e 90% da Contratação ACR consolidada para o quadriênio vezes 100.
Receita fixa (R$): receita fixa consolidada para o quadriênio, apurada conforme regras do leilão e reajuste.
Resultado MCP: volume net entre compras e vendas vezes o PLD, consolidado quadrienalmente.
Receita de contratos ACL: receita obtida com contratos de energia no ACL consolidada quadrienalmente.
Ressarcimento (R$): ressarcimento anual calculado pelo sistema por meio das regras cadastradas para o Leilão correspondente no módulo de Operações.
Resultado total: resultado financeiro obtido pela usina no quadriênio.