Os contratos de Energia de Reserva são firmados por usinas vencedoras de algum LER (Leilão de Energia de Reserva). As usinas sujeitas a este tipo de contratação devem atender a esses contratos de forma exclusiva. Tal regime de contratação prevê a possibilidade da usina precisar pagar RESSARCIMENTO para períodos em que a sua geração não conseguir atender ao montante contratado e também a possibilidade da usina receber Receitas Variáveis para períodos em que a sua geração exceder o montante contratado.
Tais montantes são contabilizados em períodos ANUAIS e QUADRIENAIS, levando em conta limites pré-definidos pelas regras do Leilão, conforme detalhado pela figura abaixo:
A VISÃO MENSAL do balanço energético financeiro das usinas eólicas comprometidas com esse tipo de contrato apresenta os seguintes campos:
Garantia Física Total: o sistema busca e exibe aqui o valor de Garantia Física de acordo com a informação cadastrada no módulo CRM (Menu > Global > CRM > Ativos Físicos) e atualizada no módulo Garantia Física (Menu > Geração > Garantia Física) do Thunders. É exibido o valor médio da GF multiplicado pelo número de horas do mês correspondente.
Geração Total: o sistema exibe o valor da Geração Total que migrou para o Thunders via integração com a CCEE/SCDE. O valor exibido aqui é o mesmo exibido na tela de Coleta do Módulo Medição (Menu > Global > Medição > Coleta).
Perda da Rede Básica: valor percentual informado no módulo de Medição (Menu > Global > Medição > Configurações > Perda da Rede Básica), por submercado.
Perda interna: valor em unidade de volume (MWh ou MWm) apurado conforme as premissas descritas a seguir:
Para compreender bem os valores de perda interna apresentados pelo Thunders, é importante diferenciar três horizontes temporais: valores realizados (meses que já passaram); valor atual (mês corrente) e valores projetados (meses futuros).
- Valores realizados (meses que já passaram): atualizado com o upload do arquivo “Perda_interna (P_G)” por ponto de medição no módulo CCEE (Menu > Geração > CCEE).
- Valor atual (mês corrente): o valor da perda interna no mês corrente é determinado pelo Thunders, baseado na topologia da rede interna da usina, informada em Menu > Global > Medição > Configurações > Redes Compartilhadas.
- Valores projetados (meses futuros): os valores projetados da perda interna inseridos no sistema por meio da criação de cenários de medição (Menu > Global > Medição > Projeção).
Garantia Física no CG: o sistema exibe o valor estimado para a Garantia Física no Centro de Gravidade, ou seja: o valor da Garantia Física Sazonalizada descontadas as perdas correspondentes. O tipo de perda considerada nessa subtração (se serão subtraídas a Perda da Rede Básica E Perda da Rede Compartilhada ou somente Rede Básica ou nenhuma das duas) deve ser informado no cadastro do ativo físico de geração, no módulo CRM (Menu > Global > CRM > Ativos Físicos > [Opção para editar ou cadastrar] > [Aba: Info. Específicas]. O cálculo pode ser realizado de acordo com as seguintes regras (e para períodos diferentes):
- Garantia Física; (somente GF).
- Garantia Física – Rede Básica – Perdas internas; (GF menos perda da rede básica menos perda interna).
- Garantia Física – Rede Básica; (GF menos perda da rede básica).
Contratação ACR: volume de energia comprometido em contratos do ACR devidamente cadastrados no módulo Operações (Menu > Global > Operações > ACR).
Perdas: valor relacionado à perda interna da usina em unidade de volume de energia.
Geração no CG: exibe o valor estimado para a Geração no Centro de Gravidade, ou seja: a Geração Bruta descontadas as perdas (da Rede Básica e Perda Interna, se houverem).
Após o upload do MED03 este campo é atualizado com o valor do acrônimo TGG a,s,r,w / a,s,j.
Consumo da Geração: consumo interno da usina atualizado no Thunders por meio da integração Thunders > CCEE/SCDE, operacionalizada pelo módulo “Medição”.
Dif Alocado ACR – Contrato: Diferença entre os campos “Geração no CG” e “Contratação ACR” (Geração no CG – Contratação ACR).
Preço ACR: Preço reajustado do Contrato de Energia de Reserva para o período.
Receita Fixa ACR: Receita Fixa mensal (reajustada) obtida pelo contrato conforme as regras do Leilão e contrato cadastrados no módulo Operações.
Receita Variável: Receita Variável Mensal obtida pela usina, apurada conforme as regras cadastradas para o leilão no módulo Operações.
Deve-se notar que essa linha apresenta o valor TOTAL (parcelado em 12 ou 24 vezes) da Receita Variável relacionada aos saldos de energia do ANO ANTERIOR. Ou seja: ao final de cada ano é apurado o valor total da Receita Variável gerada pelos volumes excedidos e entregues pela usina (ANUAL e QUADRIENAL, este último quando for o caso) e esses montantes (valorados ao preço reajustado para o ano de desembolso) são pagos no ano seguinte (geralmente divididos em 12 vezes).
Essa linha do balanço apresenta sempre o valor consolidado dos dois horizontes temporais (anual e quadrienal).
Outro ponto que vale destacar é que os montantes de energia que geram a receita variável são apurados no final do ano anterior. Porém, os valores financeiros são apurados utilizando-se o preço reajustado para o ano atual, ou seja: o ano de RECEBIMENTO dos valores por parte da usina.
As imagens a seguir exemplificam melhor a característica desse lançamento, bem como a sua relação com os valores consolidados apresentados na Visão Anual. No exemplo ilustrado, o contrato da usina se INICIOU no ano de 2015. Portanto, para este ano, na visão MENSAL os valores de Receita Variável são iguais a zero, pois no ano anterior não houve nenhum acúmulo de saldo, dado que o suprimento ainda não havia sido iniciado. Porém, na visão ANUAL de 2015 existe montante relacionado, pois ele se refere aos volumes acumulados ao final de 2015, valorados ao preço do ano de recebimento, 2016. Logo, na visão MENSAL de 2016, os lançamentos relacionados ao montante acumulado em 2015 podem ser visualizados, conforme apontado:
Ressarcimento Anual: ressarcimento devido pela usina no período, apurado para o ano anterior conforme as regras cadastradas para o leilão no módulo Operações.
De forma semelhante ao descrito anteriormente para o campo "Receita Variável", os montantes de energia que geram o valor do ressarcimento anual são apurados no final do ano anterior. Porém, os valores financeiros são apurados utilizando-se o preço reajustado para o ano atual, ou seja: o ano de DESEMBOLSO dos valores por parte da usina.
Ressarcimento Quadrienal: ressarcimento devido pela usina no período, apurado para o quadriênio anterior conforme as regras cadastradas para o leilão no módulo Operações.
De forma semelhante ao descrito anteriormente para o campo "Receita Variável", os montantes de energia que geram o valor do ressarcimento quadrienal são apurados no final do ano anterior. Porém, os valores financeiros são apurados utilizando-se o preço reajustado para o ano atual, ou seja: o ano de DESEMBOLSO dos valores por parte da usina.
Recontabilização: atualizado com o upload do arquivo Sumário no módulo CCEE (Menu > Geração > CCEE > Importações) utilizando o acrônimo AJU_RECON a,m.
Resultado Total: o sistema realiza a seguinte estimativa “Receita Fixa ACR” + “Receita Variável” - “Ressarcimentos”. Após o upload do SUM01 o campo assume o seguinte cálculo: “Receita Fixa ACR” + “V_TOT_LIQUI α,m”.
Outros ajustes: após upload do arquivo Sumário o campo é atualizado pela soma do valor de todos os ajustes divulgados, descontado o valor do acrônimo V_TOT_LIQUI α,m.
Valores apresentados pela tabela de visão ANUAL:
Garantia Física: Garantia Física ANUAL conforme cadastro do ativo físico no módulo CRM (Menu > Global > CRM > [Aba: Ativos Físicos])
Geração Total: Geração total registrada pelo ativo físico no SCDE/CCEE atualizada no Thunders por meio da integração com a CCEE.
Perdas da rede básica: o sistema apura o valor anual da perda da rede básica utilizando o valor percentual cadastrado no módulo Medição, por submercado (Menu > Global > Medição > Configurações > [Aba: Perda da Rede Básica).
O sistema aplica este percentual ao valor da Geração Total da usina, mês a mês, e depois soma os valores do ano, conforme descrito pela expressão abaixo:
Onde i = ao número de meses do ano.
Contratação ACR: volume anual contratado no ACR de acordo com a operação cadastrada no módulo Operações.
Consumo da Geração: consumo interno da usina registrado pelo ativo físico no SCDE/CCEE atualizada no Thunders por meio da integração com a CCEE.
Geração no CG: Geração anual no Centro de Gravidade, ou seja: a geração anual descontadas as perdas.
Garantia Física no CG: Garantia Física Anual descontadas as perdas.
Saldo do ano anterior: saldo de energia remanescente no final do ano anterior situado entre a faixa 90% e 130% da energia contratada. Os saldos localizados dentro desta faixa sofrem liquidação ao final do quadriênio. Dentro do quadriênio pode ser compensados no ano seguinte à competência.
Os saldos abaixo de 90% e acima de 130% são liquidados anualmente e por isso não são considerados aqui.
Dif Alocado ACR – Contrato: diferença entre a Geração no Centro de Gravidade acumulada no final de cada ano e o volume contratado no ACR também acumulado ao final de cada ano.
Dif 90%: Resultado da diferença entre a Geração no Centro de Gravidade e 90% do volume anual comprometido com contratos do ACR.
Dif - Limite superior: Resultado da diferença entre a Geração no Centro de Gravidade e 130% do volume anual comprometido com contratos do ACR.
Percentual de entrega do contrato: razão entre a Geração no Centro de Gravidade e a Contratação ACR consolidada para o ano vezes 100.
Percentual de entrega de 90%: razão entre a Geração no Centro de Gravidade e 90% da Contratação ACR consolidada para o ano vezes 100.
Receita fixa: receita fixa consolidada para o ano, apurada conforme regras do leilão e reajuste.
Receita variável: receita variável consolidada para o ano. Apurada pelo sistema por meio das regras cadastradas para o Leilão no módulo de Operações.
Ressarcimento: ressarcimento anual calculado pelo sistema por meio das regras cadastradas para o Leilão correspondente no módulo de Operações.
Valores apresentados pela tabela de visão QUADRIENAL:
Garantia Física: Garantia Física consolidada para o quadriênio.
Geração Total: Geração total consolidada para o quadriênio.
Geração no CG: Geração no Centro de Gravidade consolidada para o quadriênio.
Contratação ACR: volume comprometido com contratos ACR no quadriênio.
Saldo Quadr. Anterior: saldo acumulado no final do quadriênio anterior.
Dif Alocado ACR – Contrato: diferença entre a Geração no Centro de Gravidade o volume comprometido com contratos ACR consolidado para o quadriênio.
Percentual de entrega do contrato: razão entre a Geração no Centro de Gravidade e a Contratação ACR consolidada para o quadriênio vezes 100.
Percentual de entrega de 90%: razão entre a Geração no Centro de Gravidade e 90% da Contratação ACR consolidada para o quadriênio vezes 100.
Receita fixa (R$): receita fixa consolidada para o ano, apurada conforme regras do leilão e reajuste.
Receita Variável (R$): receita variável consolidada para o ano. Apurada pelo sistema por meio das regras cadastradas para o Leilão no módulo de Operações.
Receita de Cessão (R$): receita obtida por meio de possíveis operações de “Cessões” cadastradas no módulo Operações > ACR. Sabe-se que as usinas comprometidas com o CER podem realizar operações de cessão entre si (desde que participantes do mesmo leilão) com preços acordados bilateralmente.
Ressarcimento (R$): ressarcimento anual. Calculado pelo sistema por meio das regras cadastradas para o Leilão correspondente no módulo de Operações.