Veja as opções disponíveis para configuração de regras de um leilão de energia de reserva (CER - sob o ponto de vista do Gerador).
Geração
Global
Configuração de leilões para operações CER (Geração)
Adiante, a configuração de regras para leilões com contratos do tipo CER (energia de reserva). Novamente, é necessário selecionar o leilão relacionado na tela de leilões disponíveis (Menu > Global > Operações> Leilões), informar o tipo de contrato (CER) e o Código do Produto, habilitando assim as regras do Leilão para configuração.
Essa modalidade é praticada no Thunders por Geradores, ou seja: usuários Thunders cuja empresa do grupo seja um gerador de energia vencedor de um Leilão de Energia de Reserva.
Modal para configuração de regras dos contratos de energia de reserva (CER).
Ao configurar uma regra é importante lembrar de clicar no ícone de chave para ativar/desativar uma regra e na seta para expandir as opções, conforme a próxima imagem:
Ícones para ativar/desativar e exibir/ocultar as regras.
1) Reajuste de preço: aqui é possível definir o reajuste de preço nos mesmos moldes do reajuste de operações ACL. É possível:
I - Diferenciar ou não o reajuste por período;
II - Escolher o índice de reajuste. Os índices financeiros estão disponíveis em: Menu > Global > Financeiro > Configurações > [Aba: Indicadores financeiros]).
III - Modo de cálculo do índice de reajuste: informações detalhadas sobre o modo de cálculo podem ser encontradas aqui.
IV, V, VI - Definir a data base, datado primeiro reajuste e frequência do reajuste subsequente.
Opções para reajuste de preço.
2) Antecipação do período de suprimento: a antecipação do período de suprimento pode ocorrer nos casos em que a usina é finalizada antes do previsto. Este campo permite que seja criada uma forma de faturamento pelo preço de venda atrelada a uma condição de pagamento específica. Esta última pode ser gerada no módulo Financeiro.
Opção para configurar a antecipação do suprimento.
3) Receita variável: a Receita Variável é aquela oriunda dos montantes de energia gerados acima do valor contratado (100%).
Neste box, devem-se indicar as formas de cálculo utilizadas para apuração do valor da Receita Variável - Anual e Quadrienal - e suas condições de pagamento relacionadas.
I - Forma de cálculo da Receita Variável Anual: a Receita Variável Anual gerada pelo CER é aquela relacionada à geração acima do Limite Superior (um valor comumente praticado pra esse limite é de 130%). O valor dessa receita é calculado utilizando-se 70% do preço de venda do leilão (reajustado para o ano de desembolso) e é pago no ano seguinte ao ano de fornecimento (competência). Geralmente é pago em 12 parcelas.
II - Condição de pagamento relacionada a Receita Variável anual: a condição de pagamento é criada no módulo Financeiro e deve refletir a quantidade de parcelas para o pagamento da Receita Variável no ano seguinte, conforme regra estabelecida pelo Leilão.
III - Forma de cálculo da Receita Variável quadrienal: a Receita Variável Quadrienal gerada pelo CER é aquela relacionada à geração que fica entre 100% da contratação e abaixo do Limite Superior, ao final do Quadriênio (Considerando o limite superior de 130%, seria: 100% da contratação < Energia Gerada < 130% da contratação). Esses saldos são acumulados e compensados anualmente e depois liquidados quadrienalmente. O valor dessa receita é calculado utilizando-se o preço de venda (reajustado para o ano de desembolso) e é pago no ano seguinte ao ano de fornecimento (competência). Lembrando que o gerador também pode realizar a cessão desse montante para outra usina participante do mesmo leilão, via negociação bilateral.
IV - Condição de pagamento relacionada a Receita Variável quadrienal: a condição de pagamento é criada no módulo Financeiro e deve refletir a quantidade de parcelas para o pagamento da Receita Variável Quadrienal no quadriênio seguinte, conforme regra estabelecida pelo Leilão.
Opção para configuração dos parâmetros utilizados no cálculo da Receita Variável.
4) Limite de entrega anual: aqui são configuradas as condições de entrega e ressarcimento anual do CER.
Opção para configuração de parâmetros utilizados no cálculo do Ressarcimento.
I - Limite inferior: é o limite mínimo que o agente vendedor deve disponibilizar ao agente comprador. As variações da energia entregue com relação a esse limite inferior vão determinar o que caracteriza ressarcimento anual ou quadrienal. O valor comumente praticado para o limite inferior é de 90%.
II - Forma de cálculo do ressarcimento anual: o valor do ressarcimento anual devido pelo VENDEDOR, por usina, ao final de cada ano. O valor a ser ressarcido é apurado acrescendo um percentual de 15% ao preço de venda (reajustado para o ano de desembolso) determinado pelo Leilão. O ressarcimento é pago no ano seguinte ao fornecimento de energia (competência), geralmente, em 12 parcelas.
III - Condição de pagamento: a condição de pagamento é criada no módulo Financeiro e deve refletir a quantidade de parcelas a serem desembolsadas para o pagamento do ressarcimento no ano seguinte, conforme regra estabelecida pelo Leilão.
5) Limite de entrega quadrienal: aqui são configuradas as condições de entrega e ressarcimento quadrienal do CER.
Opção para configuração dos parâmetros para cálculo das entregas quadrienais.
I - Porcentagens do limite superior para os anos A até A+3 (ou faixa de entrega quadrienal): limite superior aplicado para apuração dos valores de Receita Variável.
II - Forma de cálculo do ressarcimento quadrienal: o valor do ressarcimento quadrienal devido pelo VENDEDOR, por usina, deve ser calculado ao final de cada quadriênio ao longo do período de suprimento. O montante de energia relacionado é aquele situado entre o limite inferior e 100% do montante contratado. È calculado aplicando uma das seguintes regras:
- Preço de Venda: apura o valor do ressarcimento por meio do preço de venda do leilão, considerando o ano de desembolso.
- Acréscimo de 6% sobre o preço de venda: apura o valor do ressarcimento por meio do preço de venda do leilão (reajustado para o ano de desembolso) acrescido de 6%.
III - Condição de pagamento: a condição de pagamento é criada no módulo Financeiro e deve refletir a quantidade de parcelas a serem desembolsadas para o pagamento do ressarcimento no ano seguinte, conforme regra estabelecida pelo Leilão.
Terminadas as configurações, é só clicar em salvar que o leilão será ativado. As regras configuradas aparecerão na coluna “Produtos configurados” da tabela. É possível ter mais de uma regra configurada por leilão desde que sejam para produtos diferentes. Clicando em cada regra é possível ver as configurações e fazer a edição, além de poder excluir a regra, caso não existam operações associadas.
Tela com a listagem de leilões ativos. Em destaque, coluna de “Produtos configurados”, onde são exibidas as regras criadas para cada leilão. Clicando na regra, é possível visualizar, editar e excluir as regras.