Para acessar as configurações de envio de e-mail, basta clicar na aba “Configuração de Envio”. Nesta tela é mostrada a Grid principal, onde apresenta a lista de configurações cadastradas e seus detalhes. Nela é possível visualizar a Descrição de cada configuração, os Destinatários relacionados a ela, a forma de Gatilho de disparo de e-mail, a Forma de Consolidação dos dados e as Ações para edição e/ou exclusão das configurações cadastradas (lápis e lixeira, respectivamente).
Para criar uma nova configuração de envio, deve-se inicialmente clicar em "Nova Configuração", ícone azul no canto superior direito da tela, essa ação faz com que se abra uma janela com campos preenchíveis de configuração, como mostrado na imagem abaixo:
Com a janela aberta, serão mostrados os seguintes campos para preenchimento:
1 - Informar neste campo o descritivo ao qual será dado como título para esta configuração.
2 - Na forma de consolidação é apresentado a opção “Relatório de Faturamento por Contraparte – Empresa”, consolidando os dados atualmente, somente por empresa.
3 - Descrição do assunto do e-mail a ser enviado. Este campo, poderá ser preenchido conforme o usuário desejar, podendo incluir as Tags copiáveis disponíveis na listagem logo abaixo do corpo do texto.
4 - Neste espaço específico, pode-se moldar as palavras que serão entregues aos clientes pelas contrapartes/fornecedores, criando e aprimorando o corpo do e-mail, conforme desejar o usuário. De maneira semelhante ao campo Assunto, o preenchimento do texto poderá ser acrescido de Tags disponíveis, que podem ser encontradas logo abaixo deste campo.
1 - Campo destinado a efetuar buscas precisas por Tags disponíveis.
2 - Ao clicar em “Tags”, uma janela contendo definições de Tags, irá se abrir. Nela, encontram-se as Tags disponíveis para serem utilizadas nos campos “Assunto” e “Corpo”.
3 e 4: Nestes dois campos, é definido a maneira com que o conteúdo adicional ao corpo do texto desejado, será enviado com o e-mail:
- Enviar como: apresenta três opções de envio, são elas: Não enviar (o e-mail será enviado somente com o corpo de texto); Como anexo (escolher os relatórios e/ou arquivos desejados, no campo Templates ao lado direito) e Como link (escolher o relatório ou arquivo no campo Templates ao lado direito).
- Templates: neste campo é mostrado todos os relatórios customizáveis que se deseje inserir como anexo ou link no conteúdo do e-mail. Para que estes arquivos sejam disponibilizados neste campo, é necessário fazer o upload no módulo Área do Cliente, acessando Global > Serviços > Área do Cliente > Configurações > Relatórios customizados e clicar em “Novo modelo” para importar os relatórios desejados.
IMPORTANTE: para que a opção de envio “Como link” funcione corretamente, é necessário informar ao final do corpo do texto a Tag [ListaArquivosDownload], que se encontra disponível na relação de Tags presente nesta janela.
5 e 6 - Salvar a configuração de envio e pré-visualizar o conteúdo do e-mail antes do envio. Ao escolher a opção "Salvar e pré-visualizar, uma janela de definições é mostrada:
1 - Selecionar o contato ao qual se deseja efetuar a pré-visualização.
2 - Neste campo, ao clicar na seta para expandir as opções, será mostrado a(s) empresa(s) vinculada(s) ao contato selecionado.
3 - Definição do mês/ano de referência para compor os dados para a geração da pré-visualização.
4 - Clicar para gerar a pré-visualização do e-mail.
Nos detalhes de pré-visualização da Configuração de envio de e-mail é mostrado:
1 - O Assunto principal desta configuração criada.
2 - O descritivo do corpo de texto confeccionado na configuração, trazendo as informações de fornecedores/contrapartes de acordo com as Tags utilizadas.
3 - Mostra os arquivos que acompanharão o conteúdo de e-mail e botão de Ações, disponibilizando o download dos arquivos inseridos na configuração de envio.
Após verificação, é possível Gerar nova pré-visualização ou Fechar esta janela.
Em seguida, a tela apresentando a Grid principal da Configuração de Envio é mostrada, contendo as informações cadastradas.
1 - Descrição das configurações criadas.
2 - Nesta coluna é apresentado a quantidade e a descrição de destinatários por cada configuração.
3 - A forma de Gatilho de disparo de e-mail, por padrão é definida como Manual.
4 - O tipo de envio selecionado entre as opções E-mail sem anexos, E-mail com Anexos e E-mail com Link.
5 - Apresentando a forma de consolidação de Relatório de Faturamento por Contraparte - Empresa.
6 - Comando de Ações, para a possibilidade de edição (lápis) ou exclusão (lixeira) de configuração de envio criada.
Nesta tela, clicando no descritivo de cada configuração (textos na cor azul), é exibo uma Timeline. Nela, é possível verificar a descrição detalhada da configuração, além de apresentar o histórico de atividades executadas (dia, horário e qual usuário). É possível também, fazer upload de arquivos como armazenamento de dados e efetuar pesquisas de atividades, através do filtro de exibição:
De maneira semelhante, quando é clicado sobre os números na coluna de Destinatário na tela de Configuração de Envio, é exibido o detalhamento dos destinatários cadastrados para cada configuração de envio criada.