O Thunders possui dois índices financeiros padrão: IPCA e IGPM. A manutenção dos valores atualizados destes índices é realizada pelo próprio Thunders. O usuário possui a opção de inserir manualmente - ou via upload de arquivo - os valores ainda não divulgados destes índices (realizar projeções). Ao serem atualizados pelo Ipeadata, o Thunders sobrescreve os valores informados manualmente.
Para inserir esses valores manualmente para anos seguintes é preciso que o ano atual esteja completo. Deve-se acessar: Menu > Global > Financeiro > Configurações > Indicadores Financeiros:
Para atualizar os valores via upload de arquivo deve-se clicar no botão "Importar Indicadores" (destacado na figura anterior), baixar o template padrão do Thunders, preechê-lo e subi-lo para o sistema.
ATENÇÃO: devido ao grande número de recálculos que a inclusão de projeções acarreta ao sistema (principalmente no caso de projeções para vários anos) atualizações via arquivo não são processadas no mesmo momento do upload. Ao fazer o upload do arquivo preenchido o sistema irá exibir uma mensagem de sucesso, porém os índices somente serão processados a noite e estarão visíveis em tela no dia seguinte.
Se o usuário deseja realizar a inserção de valores para poucos meses/anos e gostaria de já verificar os recálculos no mesmo dia, o ideal é que ele realize as inserções via tela (manualmente). As informações inseridas via arquivo somente estarão disponíveis no dia seguinte.
Também é possível criar novos indicadores econômicos, por meio do botão: “Novo indicador” (vale salientar que, para indicadores criados pelos usuários, a manutenção de seus valores atualizados também é de responsabilidade dos usuários).
Ao clicar no botão é habilitada a seguinte caixa de diálogo:
Para a criação do novo indicador é necessário informar:
1. Descrição: é o nome com o qual o indicador será listado, por exemplo: INPC, Dólar, etc.
2. Unidade: se o indicador será expresso em porcentagem (%) ou valor monetário (R$).
3. Forma de utilização do indicador: índice de reajuste (ou seja, se será utilizado para reajustar o valor de operações) ou composição do preço (ou seja, se será utilizado para compor o preço das operações criadas).
4. Periodicidade: se o indicador possui periodicidade mensal ou diária.
Após o preenchimento desses campos é possível salvar o novo indicador e ele será listado juntamente com aqueles pré-existentes.
O usuário não consegue excluir indicadores criados, porém consegue inativá-los. Para isso, basta selecionar o indicador que se deseja inativar(por exemplo, o PTAX5) e clicar no botão “Indicado ativo”. Este botão então mudará o nome para “Indicador inativo” e uma mensagem será exibida: “O indicador está inativo. Reative-o para continuar utilizando”.
IMPORTANTE: Para cálculo dos reajustes das operações o Thunders utiliza os valores acumulados. Para saber mais sobre o reajuste de operações no Thunders, acesse aqui.