A criação da nota de débito/crédito no Thunders é um recurso desenvolvido para auxílio na cobrança de encargos de clientes Varejistas e para os Geradores de Energia que possuem contratos por Disponibilidade de Energia (CCEARd) e que realizam o seu faturamento por meio dos valores divulgados pelo RRV.
Para criar uma nota de crédito/débito no Thunders o usuário precisa ter a permissão relacionada, liberada por um usuário Administrador, para seu perfil no módulo Administrativo (Menu > Global > Administrativo > Perfis de usuários):
Com a permissão devidamente configurada o usuário pode acessar Menu >> Global >> Financeiro >> Configurações >> Nota de Débito/Crédito onde é possível criar e atualizar no sistema os modelos de nota.
Os modelos são baseados em tags que fazem a substituição da informação variável. Assim, é possível criar um modelo totalmente customizado com as informações específicas de cada cliente de forma automatizada. A lista de tags fica disponível no botão “Ajuda com Modelos”:
Assim como em outros módulos do Thunders, é necessário abrir um documento word para criar o modelo customizável. Depois basta acessar a “Ajuda com Modelos”, clicar sobre a tag (texto em azul) e colar no word no local onde a informação relacionada a tag precisa se encontrar. O exemplo abaixo ilustra um template de nota de crédito baseado em tags:
Após a criação do template o usuário pode salvar o modelo no sistema por meio da opção relacionada (crédito ou débito):
Para subir o arquivo no sistema basta informar um nome padrão, lembrando que este nome precisa ser uma das tags listadas em “Ajuda com Modelos” que facilite a identificação a quem se destina o arquivo, seguido de .[ext] (ex: [ContraParteRazaoSocial].[ext]) e selecionar o arquivo:
Pronto! O template foi criado e está salvo no sistema.
Para gerar a ND o usuário deve acessar o símbolo destacado abaixo na tela de “Pedidos Em Aberto” (Menu >> Global >> Financeiro >> Pedidos >> Em aberto):
Ao clicar neste símbolo o sistema irá fazer download da nota de crédito/débito de acordo com o modelo associado. É importante notar que para o sistema gerar a nota corretamente, a fatura precisa estar APROVADA para faturamento e só está disponível para a cobrança de encargos de clientes varejistas e operações CCEARD que tenham atualização pelo RRV com valor de débito ou crédito.
O valor da nota relacionada à contraparte sensibiliza todas as demais telas do Financeiro, como o Fluxo de Caixa e o Contas a Pagar e Receber no mês de sua competência (Fluxo de Caixa) e Vencimento (Contas a Pagar e Receber).